A reivindicação dos carteiros de Teresina para mudança no horário de entrega das correspondências ainda não foi acatada pelos Correios. Enquanto isto, aumenta o número de trabalhadores que se afastam da empresa temporariamente, alegando problemas de saúde causados pela exposição excessiva ao sol e ao calor.
“Atualmente, a entrega das correspondências é feita no período da tarde e queremos que este serviço seja transferido para o período da manhã. A entrega poderia ser feita de 7h às 11h30 e à tarde, retornaríamos à empresa para realização dos trabalhos administrativos”, propôs o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, José Rodrigues.
De acordo com ele, amanhã haverá uma outra reunião na sede da Delegacia do Trabalho para discutir o assunto. Em relação às condições de trabalho oferecidas aos carteiros, José Rodrigues critica a oferta do protetor solar coletivo. “Os carteiros passam o protetor na empresa e quando vão para as ruas não têm como repor o produto, que derrete com o suor”, disse. O carteiro Cláudio Franklin de Oliveira também concorda que esta proteção é mínima e que a solução estaria na mudança de horário do trabalho externo.
“Chego em casa muito cansado e ainda preciso ter disposição para assistir aula, já que faço faculdade no período da noite”, conta. Cláudio diz que gosta da profissão de carteiro, mas defende melhores condições de trabalho. Ele tem 36 anos e há seis anos entrega correspondências em Teresina. “É com a formação superior que pretendo mudar de profissão”, disse. O diretor regional dos Correios, José Rosa de Almeida, afirmou que a mudança proposta pelos trabalhadores não poderá ser acatada pela empresa. “O que propomos foi uma extensão do horário de almoço.
Este horário se estenderia de meio-dia às 15h30”, disse. O diretor explicou que os Correios trabalham com uma logística integrada e que a mudança acarretaria prejuízos, já que as encomendas não seriam entregues no prazo determinado. “Se houver a inversão vamos perder prazos, o que não é interessante para os Correios”, disse.
José Rosa afirmou ainda que a empresa tenta amenizar os efeitos do sol intenso, fornecendo protetor solar, chapéu e blusas de mangas cumpridas para os carteiros.
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