Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Átila Lira aponta falhas no Sistema de Saúde

O deputado federal Átila Lira (PSB), membro da comissão da Frente Parlamentar da Saúde da câmara dos deputados, falou sobre “O Sistema Único de Saúde: entre o atendimento universal e a falta de recursos” durante a quarta edição do Congresso Brasileiro Sobre a Situação do Médico.
O evento abordou pontos que envolvem a melhoria salarial e as condições de trabalho da classe médica. O Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI), a Associação dos Médicos e o Conselho Regional de Medicina se mobilizaram, com o intuito de trazer palestrantes que apontem discussões e soluções para que os médicos possam exercer com eficácia a sua profissão.
De acordo com o deputado a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), foi fruto da ênfase na descentralização do texto constitucional, universalizando o atendimento médico à população.
“O SUS é um modelo bem elaborado, referência mundial, mas infelizmente pecamos no seu financiamento. Hoje, a emenda que cria a Contribuição Social para a Saúde (CSS) é uma tentativa de mudar isso”, afirmou Átila Lira.
O deputado pontuou que, caso a CSS seja aprovada pelo Senado será cobrada nos moldes da extinta CPMF, com alíquota menor de 0,1% e a arrecadação totalmente direcionada ao setor. Caso o texto aprovado pela Câmara seja mantido, a CSS em vigor em 1º de janeiro de 2009.
Átila ainda lembrou durante a sua apresentação no auditório do Conselho Regional de Medicina, que, durante os trabalhos constituintes, foi analisada a possibilidade de financiar a saúde com 30% dos recursos da seguridade social o que, segundo ele, representaria uma arrecadação de R$ 200 bilhões por ano.
O presidente do SIMEPI, Leonardo Eulálio comentou que esse valor é quatro vezes maior que o montante disponível no Orçamento da Saúde para 2008, que é de R$ 48 bilhões. Átila Lira finalizou apontando que o maior avanço representado pelo SUS foi a inclusão social, mas o fenômeno teria criado um problema, que é a aplicação da base do atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário