Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Educação: Muitos alunos estão sem merenda em 2008

A Procuradoria da República deu um prazo de 30 dias
para que os prefeitos prestem contas do dinheiro repassado
pelo Programa Nacional de Merenda Escolar
para voltarem a receber essa verba.
O ano letivo já está quase no fim e alunos de 194 municípios brasileiros ainda não receberam a merenda escolar em 2008. O repórter Giacomo Mancini mostra que os prefeitos têm tudo a ver com isso.
Um fogão sem uso há quatro meses. Não há merenda numa escola em Jandaíra. “A gente fica triste em ver as crianças com fome e a gente sem ter o que dar”, lamenta a merendeira Maria José Souza.
Os alunos que vêm de longe são os que mais reclamam. “Fica cansada, com de cabeça, com fome”, diz uma criança.
Em outra escola, a situação não é diferente. “Aqui tem panela e prato. E aqui, onde deveria ter merenda, não tem”, diz uma mulher.
Dona Vanda tirou os filhos da escola durante 15 dias. “Entra 8h para sair 12h. Vai ficar como essas crianças na escola?”, questiona.
O prefeito de Jandaíra teve o mandato cassado por improbidade administrativa, mas nos últimos quatro anos, por decisão da Justiça, ele, o vice e o presidente da Câmara assumiram várias vezes o cargo. Como não prestaram contas do dinheiro repassado pelo Programa Nacional de Merenda Escolar, ficaram sem a verba.
Na Bahia, 13 municípios estão nessa situação. Em Queimadas, o problema se repete há quatro anos. “A gente fica com fome”, diz uma criança.
Numa sala da pré-escola, dos 26 alunos matriculados no início do ano, apenas 19 freqüentam as aulas todos os dias, porque falta merenda escolar. Os alunos têm entre três e quatro anos de idade e foram obrigados desde cedo a aprender uma lição que não está no currículo escolar: solidariedade.
Poucos trazem merenda e quem traz divide com o colega. “Nós conversamos e acertamos que eles dividiriam com quem não tem”, contou a professora Marileide Gomes.
Nem sempre a divisão é possível:
Repórter: Você trouxe merenda hoje? E qual foi a merenda que você trouxe de casa? Menina: Bala.
A Procuradoria da República deu um prazo de 30 dias para que os prefeitos prestem contas. “Nossa prioridade hoje é resolver essa situação para restabelecer o repasse de recursos e garantir a merenda na sala de aula”, afirmou Juliana Moraes, procuradora da República.
Mas em muitos municípios as aulas terminam no dia 15 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário