Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Está no "Diário do Povo" desta ´quinta-feira:

Os professores: e demais trabalhadores param hoje,

em protesto e fazem assembléia

Os trabalhadores em Educação do Piauí vão paralisar suas atividades hoje. Eles protestam contra o fato da não implantação do Piso Salarial Nacional depois que ele foi aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Lula. No Piauí, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação promove várias atividades para provocar uma ampla discussão sobre o tema. Na oportunidade está sendo realizado um seminário, a partir da 8h, no auditório do Centro Artesanal Mestre Dezinho, para discutir a implantação do vencimento inicial para os trabalhadores em Educação, avaliação de desempenho, retirada de direitos e a jornada de trabalho dos vigias.

Segundo Maria dos Remédios Silva, presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí-Sinte esta paralisação irá acontecer todos os dias 16 de cada mês, até dezembro. “O momento é de luta, e a participação de cada trabalhador (a) é muito importante para garantir a aprovação do Piso”, informou.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e Sindicatos filiados estão organizando a mobilização em torno do projeto e em defesa dos avanços apresentados pelo relatório, que incorporou as propostas estruturais formuladas pelos educadores.

A luta do SINTE-PI é para que seja implantado um piso salarial para professores e funcionários de nível médio R$ 1.500,00, e professores de nível superior R$ 1.575,00; sendo que deve ser pago um terço até outubro de 2008.

____________________

O Ministério Público Eleitoral (MPE) estuda pedir a cassação de cerca de 80 prefeitos eleitos em decorrência de denúncias de compra de votos e abuso de poder econômico. O Procurador Eleitoral Marco Túlio Caminha revelou que existe esta quantidade de inquéritos ainda em andamento feitos pela Polícia Federal e pela Polícia Civil. Segundo o Procurador, há provas testemunhais e documentais em boa parte destes processos.

“Até hoje as denúncias estão chegando na Procuradoria denúncias de compra de votos. Ontem recebi três e já estão sendo apuradas. Há inquéritos que estão em andamento e apurados na zona eleitoral”, comentou.

A maioria das denúncias é contra prefeito, no exercício do cargo, que abusou do poder econômico na eleição. O Ministério Público vai promover as ações. “Onde houve crime eleitoral, mesmo depois da eleição, o crime perdura e deve ser apurado. Os inquéritos estão em andamento e sendo concluídos. Estas ações devem ser ajuizados no ano que vem e podem resultar em ação de impugnação de mandato eletivo, ou seja, cassação de mandato dos eleitos que compraram votos”, assinalou Marco Túlio.

Ele informou que estão sendo apreciadas as provas que foram apresentadas e estão sendo colhidas outras através das investigações. “Não dá para presumir, mas estamos resgatando dados. Temos casos com provas produzidas em áudio e vídeo. Mas estamos vendo os casos concretos com os promotores que também estão acompanhando os casos nas zonas eleitorais”, frisou.

Os casos de uso de programas sociais também foram investigados. Mas, segundo Marco Túlio, não houve comprovação. Por outro lado, soubemos que houve saques em dinheiro, mas nestes casos fica difícil fazer prova. Existem provas testemunhais.

__________________

O presidente do Sindicato dos Bancários, José Ulisses afirma que o dinheiro nos caixas eletrônicos em Teresina deve começar a faltar a partir de segunda-feira, 20. “Já estamos com uma semana de greve. Se não houver acordo hoje, ela poderá avançar pela próxima semana e complicar o abastecimento dos caixas eletrônicos a partir da segunda ou terça-feira”, diz José Ulisses.

Segundo ele, isto deve acontecer por conta do acúmulo de funções para o pequeno contingente de bancários que estão trabalhando nas agências – apenas 30% do total, número que é previsto por lei em tempos de greve.

Nesta quinta-feira, a Federação Nacional dos Bancos [Febraban] e o Comando Nacional dos Bancários devem se reunir em São Paulo para uma rodada de negociações. O presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí acredita que serão propostos 7,5 % de aumento mas não se arrisca a dizer se qual será resposta do Comando.

Na manhã de ontem, os grevistas concentraram as atividades em frente a agência do Bradesco, no Centro de Teresina. Por volta das 11h, o acúmulo de clientes na entrada do banco era enorme. Do lado de fora, um dos grevistas explicava para o público sobre o mau atendimento ao público e a demora nas filas é resultado da defasagem de profissionais nas agências bancárias. Segundo ele, os bancos costumam ter bem menos funcionários do que deveriam.

O PSDB vai se reunir para decidir o nome que poderá disputar a presidência da Câmara Municipal para a próxima legislatura. Depois de ouvir o prefeito Sílvio Mendes, e avaliar um nome, os tucanos vão procurar apoio dos partidos aliados para haver um consenso em torno da Presidência compondo a mesa diretora.

O processo dentro do PSDB deverá ser decidido ainda este mês. Há quatro nomes que podem disputar a Presidência da Câmara pelos tucanos: Firmino Filho, Edson Melo, Renato Berger e José Ferreira.

Já existe um entendimento que os seis vereadores do PSDB que foram eleitos nesta última eleição vão votar unidos em torno de um único nome. A idéia deles é buscar mais votos junto aos partidos aliados.

Os vereadores vão buscar apoio do Prefeito Sílvio Mendes para, depois de escolhido o melhor nome, articular a votação da Presidência do Legislativo Municipal.

Ainda nesta semana, os vereadores vão se reunir para tratar do assunto dentro do partido. A eleição para presidência da Câmara acontece apenas no dia 1º de janeiro, depois da diplomação, no dia da posse dos novos parlamentares. (LC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário