Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Falta de respeito: W. Dias e Sílvio Mendes mudam o "Dia do Professor"

Histórica e tradicionalmente, o dia 15 de outubro sempre foi lembrado no Brasil como "O Dia do Professor". Como se não bastassem os inúmeros ataques aos direitos dessa categroria profissional, o governador do estado do Piauí e o prefeito de Teresina resolveram antecipar o feriado desse dia, a pretexto de beneficiar os "homenageados" com um final de semana prolongado.
Com isso, ambos (governador e prefeito) tentam passar a imagem de "bons moços". E, o pior disso tudo é o fato de como uma categoria considerada "elite pensante" e "formadora de opinião" se submete a situações como essa, vislumbrando apenas o benefício imediato da folga; esquecendo-se de questionar a afronta que isso representa à memória e à história dessa profissão que, a cada dia, vem sendo sacrificada e desvalorizada.
Como diz o poeta:
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor do nosso jardim
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores, matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
Nesse ritmo, não vai demorar muito pra acabarem com esse feriado. É bem provável que em pouco tempo nossas crianças e jovens tomem conhecimento de que um dia houve essa data comemorativa através de seus pais ou avós.
Colegas, abramos o olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário