Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Urnas começam a chegar a zonas e locais de votação nesta sexta

Trinta mil unidades serão instaladas
e 5 mil ficarão para emergências.
Deficientes visuais contarão com fones de ouvido.
As guardiãs dos votos dos mais de 11 milhões de eleitores do estado do Rio começam a ser enviadas nesta sexta-feira (3) para as zonas eleitorais e locais de votação. A maior parte delas, no entanto, sairá no sábado (4) dos pólos do Tribunal Regional Eleitoral espalhados pelo Rio, onde estão armazenadas.

Todas as 35 mil unidades já estão “carregadas” com nomes e números de candidatos a prefeito e vereador nos municípios e com os dados dos eleitores, de acordo com cada zona eleitoral, processo batizado pelo TRE-RJ de “inseminação”. É numa espécie de disco rígido, com alta capacidade de armazenamento de dados, que estão guardadas as informações referentes à votação do próximo domingo (5). “Desde 1º de setembro elas estão sendo inseminadas. Terminamos o trabalho na segunda-feira (29). Serão enviadas de 80 a cem urnas para cada seção eleitoral. Dessas, 10% a 15% são de contingência, caso haja algum problema”, explica Marco Antônio Araújo, coordenador do pólo do Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, onde estão empacotadas 1.500 urnas.
Transporte em ônibus e microônibus
Segundo o TRE, o transporte das urnas em ônibus e microônibus é feito com a ajuda de garis, graças a um convênio do TRE com a Comlurb e a Federação das Empresas de Transporte Rodoviário (Fetranspor). O destino são as zonas eleitorais, que encaminham o material para as seções onde haverá votação. Uma parte das urnas, no entanto, pode ser levada diretamente a locais de votação.
Na capital, onde votam 4,5 milhões de eleitores, a maioria das urnas é de 1998 e as demais são de 2004, como as usadas no Instituto Benjamin Constant, na Urca, Zona Sul do Rio, que são equipadas com fones de ouvido a serem usados por deficientes visuais. Das 35 mil urnas que serão transportadas por todo o estado, 30 mil serão instaladas e o restante será usado apenas para reposição, em casos de problemas de funcionamento.

Por enquanto, ao serem ligadas, elas apenas avisam em seus visores: “Esta urna eletrônica só funcionará a partir das 7h do dia 05/10/2008”, data em que começa a contagem regressiva para saber quem governará municípios por todo o país pelos próximos quatro anos.

O que saber no dia da votação

Celular

O TRE-RJ alerta para a proibição do uso na cabine de votação de celular, equipamento de radiocomunicação ou qualquer outro equipamento que possa comprometer o sigilo do voto.

Propaganda

No dia da votação, é proibida a aglomeração de pessoas e veículos com material de propaganda, carreatas e boca-de-urna. No entanto, segundo o tribunal, não é considerada propaganda a manifestação individual do eleitor por partido político, coligação ou candidato, por meio de adesivos, bonés e broches.

Documentação

O eleitor deve comparecer ao local de votação com seu título. Caso tenha perdido, deve levar um documento com foto, desde que saiba qual a sua seção de votação (CPF e certidão não são permitidos). Quem não souber a seção em que deve votar, pode obter esta informação no site do TRE (www.tre-rj.gov.br) ou do TSE (http://www.tse.gov.br/).

Dúvidas

O Serviço de Atendimento ao Eleitor (2212-4600 e 2212-4650) funcionará no sábado (4), das 8h às 20h, e, no domingo (5), das 7h às 19h.

Horário

A votação começará às 8h e será encerrada às 17h. Após esse horário, só poderão votar os eleitores que já estiverem na fila às 17h, que receberão senhas.

Justificativa

O eleitor que estiver fora do município onde é cadastrado pode justificar seu voto no mesmo dia da eleição, em qualquer local de votação. Quem não votar no dia 5 de outubro e não justificar em nenhum local de votação tem até o dia 4 de dezembro para apresentar justificativa no cartório eleitoral.

Quem deve votar

O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e menores de 70, e facultativo para o eleitorado entre 16 e 18 anos, para os maiores de 70 anos e para os analfabetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário