Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Eleições/2008: Com 92% dos votos nulos, cidade mineira pode ter novas eleições

Dois primeiros colocados tiveram candidaturas impugnadas.
Cidade de Francisco Sá fica no norte do estado.
Os eleitores da cidade mineira de Francisco Sá, no norte de Minas, podem ter que voltar a votar para escolher, novamente, o novo prefeito.
O município teve considerado nulos 91,97% dos votos porque os dois primeiros colocados na eleição para a Prefeitura tiveram as candidaturas impugnadas. Desta forma, segundo a lei eleitoral, os votos deles são considerados nulos.

Caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantenha as candidaturas impugnadas, uma nova eleição terá que ser marcada e deve acontecer em 2009. “Declarada nula, o tribunal tem de 20 a 40 dias para marcar a data da nova eleição”, disse o juiz eleitoral Ademar Batista Paixão.
Ainda conforme o juiz, em caso de nova eleição, os candidatos que tiveram a candidatura impugnada não poderão participar da nova disputa. O TSE tem aproximadamente 30 dias para julgar os recursos.

Nas eleições, o candidato Antonio Dias (PTB) venceu com 6.712 votos. Depois vieram Ronaldo Ramon (DEM), Baltazar Azevedo (PT), com 582 votos, e Magno do Saae (PSC), com 360.
Dias não teria feito a aplicação mínima na educação exigida por lei quando foi prefeito da cidade de 1996 a 2004. Ele também responde pela lei de responsabilidade fiscal. Procurado, o candidato não foi encontrado.
Ramon, que tenta a reeleição, teve problemas com o Tribunal de Contas da União quando foi prefeito do município pela primeira vez, em 1992. “Fui condenado e paguei a multa”, disse ele.
Segundo a lei, se um candidato com mais de 50% dos votos for inelegível a eleição se torna nula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário