Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

terça-feira, 9 de setembro de 2008

MPE vai pedir devolução de dinheiro de parentes ao erário

Os gestores públicos que mantiverem parentes de até terceiro grau empregados no serviço público terão que devolver ao erário público o dinheiro pago nos salários. Para o Ministério Público Estadual (MPE) os valores estão sendo pagos indevidamente depois da publicação da Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal, que proíbe o nepotismo nos três poderes do país.
De acordo com o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP) Ruszel Lima Verde, o Ministério Público do Estado vai fiscalizar rigorosamente o cumprimento da súmula. Ele disse que já chegou ao conhecimento ministerial a denúncia de que na prefeitura de Campo Maior há nepotismo, e cerca de 40 pessoas nessa situação ainda estão trabalhando naquele município.
"Essa foi a primeira denúncia que recebemos e nós vamos apurar, se de fato houver ainda nepotismo nós vamos ajuizar as ações cabíveis". O promotor assegura ainda que os gestores que insistirem nessa prática irão responder por improbidade administrativa, podendo perder, inclusive os direitos políticos.
"No nosso entendimento, não há prazo para que a medida seja cumprida, se o Supremo quisesse estipular algum prazo já o teria feito no momento da edição da súmula. Um decreto-lei do Executivo Estadual não pode contrariar um entendimento do Tribunal Superior, e se o governo estipular um período de tempo para que os gestores finalizem essas demissões, caberá, no nosso entender, uma reclamação a ser ajuizada no Supremo Tribunal Federal por descumprimento de decisão da justiça", finaliza o promotor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário