Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Eleições/2008 - Denúncia: FRAUDE nas pesquisas eleitorais? Deputado denuncia na AL

VAI TER AUDIÊNCIA:
Segundo o deputado, candidatos e institutos combinam como 'manipular'
O clima quente por conta da proximidade do pleito do dia 5 de outubro destas eleições 2008 fez surgir várias pesquisas eleitorais sendo divulgadas de uma vez, de quase todas as cidades do Piauí.
Os resultados, dos mais variados possíveis, dependendo dos institutos de pesquisa escolhidos, têm aumentado o acirramento de ânimos entre os candidatos e seus aliados nas cidades piauienses.Por conta disso, os deputados estaduais piauienses querem discutir como vem sendo feito esses levantamentos. Para alguns deles, há indícios de fraude. O assunto foi debatido pelos parlamentares, que sugeriram a realização de uma audiência.
Na sessão plenária de ontem, na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Paulo Martins (PT), usou a tribuna para solicitar a audiência pública sobre as pesquisas. O petista acha que há uma combinação para manipular os eleitores.
O deputado João de Deus (PT), Líder do Governo, se posicionou a favor da audiência, pois para ele, as pesquisas são utilizadas atualmente como uma nova arma de “manipulação de votos”. Ele disse ainda que candidatos reclamam que os adversários estão procurando os institutos de pesquisa para saber a melhor forma de manipular os resultados.
“Para mim, as pesquisas só devem ser realizadas para uso interno dos candidatos e dos partidos. A sua divulgação nos meios de comunicação favorece ações como esta. O que a Assembléia Legislativa puder fazer para mudar isso eu apoiarei. Se houver denúncia sobre este caso e se for chamado a depor, irei sem nenhum problema”, declarou o parlamentar.
O líder do Governo afirmou ainda acreditar que a reforma política, que tramita no Congresso Nacional, deve proibir a divulgação de pesquisas durante a campanha eleitoral. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), corroborou com o petista, afirmando que cabe apenas ao Congresso Nacional interferir sobre as pesquisas nesse período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário