Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

XV ENCOTHE - Encontro de Corais de Teresina

Corais adultos e infantis encantam Teresina neste final de semana.

apresentação do Coral do SINDSERM - 2006

O 15º Encontro de Corais de Teresina inicia neste sábado com apresentação de corais infantis no Teatro Municipal João Paulo II, a partir das 19h. Serão dois dias (13 e 14) de celebração à música através das vozes de cerca de 350 crianças. O Encothe é realizado pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves.

Ao todo, 35 grupos participam do evento que acontece em duas etapas: neste e no próximo final de semana (de 19 a 21), no mesmo local e horário. Nesta primeira fase, participam 12 grupos infantis e na outra, 22 corais adultos. O Encontro reúne coros do Piauí, Maranhão e Sergipe numa grande mostra musical. Além de mostrarem o trabalho, os grupos têm a oportunidade de realizar o intercâmbio de experiência e de partituras.

De acordo com a coordenadora de Música da FCMC, Nydia Monteiro, a prática do canto coral está sendo levada cada vez mais a sério e o amadorismo está dando lugar ao aprimoramento e capacitação. Percebendo isso, a Fundação vem oferecendo palestras e cursos para regentes, abrangendo tanto a parte musical, quanto os cuidado com a saúde da voz. O último curso aconteceu em julho com a regente paulista Thelma Chan. “Para trabalhar com voz, principalmente de crianças, é preciso que o regente esteja bem preparado. Para se ter uma idéia, o Coral Infantil Angellu’s Vox, de São Luis, veio acompanhado de um médico e de um fonoaudiólogo”, comenta a coordenadora.

Homenagem ao Raio de Sol

Este ano o Encontro de Corais homenageia um grupo especial: o Coral Raio de Sol, que completou 22 anos de existência em abril e é considerado o mais antigo de Teresina em atividade. Sob a regência da professora Maria Cláudia Tenório desde sua criação, o Raio de Sol é mantido pela Fundação Monsenhor Chaves e vem desempenhando, ao longo dos anos, um trabalho valoroso de iniciação musical e inclusão social. As crianças ingressam no coral a partir dos 04 anos e quando completam 12 anos, elas dão lugar a outras crianças.

Criado na primeira administração do prof. Wall Ferraz, o coral é composto por 40 crianças da comunidade do bairro Parque Alvorada e tem sede na Escola Municipal José Nelson de Carvalho. Participando intensamente de eventos culturais da cidade, o grupo se destaca como um dos mais requisitados por trazer, a cada apresentação, um diferencial, quer seja nas roupas - sempre alegres e coloridas -, quer seja nas músicas - arranjos diferentes acompanhados por performances que arrancam aplausos e sorrisos de crianças e adultos.

Apresentação dos Corais Infantis

Sábado– 13/09/2008 - 19 Horas

1. Coral Infantil “Raio De Sol”- 22 Anos –PMT/ FCMC -Teresina-PI

2. Crianças Cantoras da Escola Dom Bosco

3. Coral Vozes Especiais – APAE 4-Coral da Amizade –Secretaria Municipal da Educação - São Luís- MA

5. Coro Infantil Angellu’s Vox- São Luis - MA

6. Coral Doce Voz – Sesc - PI 7-Coral Quiáltera – São Luís - MA

Domingo – 14/09/2007

1- Coral Infantil Raio de Sol -22 Anos- PMT/ FCMC

2- Coral Amanhecer – Escola Municipal Mascarenhas de Moraes

3- Coral Bem-Te-Vi - PMT/ FCMC

4- Coral Pássaro Dourado - PMT/FCMC

5- Coral Casa Dom Barreto

6- Coral Mãos Dadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário