Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Eleições/2008 - Alexis Leite concede entrevista ao Portal da Clube

Confira a entrevista:
Educação'
É necessária uma integração profunda na educação, entre o que eu aprendo e o que vou colocar em prática na sociedade. Nós temos hoje uma educação totalmente desligada da realidade. O secretário municipal de educação anda ensaiando um discurso de privatização da educação do Município, mas privatizar é terceirizar é levar as funções do Município para outros. Quando terceirizo, eu estou passando o dinheiro público para outras pessoas que não é necessariamente o público'.
Segurança
A corrupção política, o político descompromissado e desonesto junto com empresários corruptos são os maiores responsáveis pela violência. Porque poder público significa dinheiro público.
O sistema capitalista é criado num modelo altamente ganancioso e predatório. Eu sou contra a criação da Guarda Municipal, porque não é prioridade no momento. A Guarda Municipal serve para proteger o patrimônio histórico do município, e esse patrimônio não vem sofrendo tanta depredação que precise dar uma prioridade a criação de uma guarda.Se for para combater a violência, é necessário gerar emprego, criar possibilidades para que as pessoas aprendam e que tenham uma perspectiva de vida, para que os seres humanos não tentem sobreviver com a faca na mão tomando o que é dos outros'.
Transporte
Na questão de transporte urbano na Capital é necessário um conselho municipal de transporte, e isso não acontece por causa da corrupção, e nesse sentido, o Silvio Mendes é um administrador corrupto. Ele não faz o que prescreve uma legislação, que não é nada revolucionária, mas que está aí.A cidade foi feita para carros andar, não há ciclovias. Olhe, a Santa Maria da Codipi e a Sesquecentenário, elas são as avenidas de maior fluxo e não ficou nenhum espaço para os ciclistas. Além disso, precisamos criar vias preferenciais para ônibus em toda a Cidade, mas, transporte envolve tudo, até mesmo a licitação de ônibus e o preço da passagem.
Outra coisa que vamos fazer é retirar o transporte pesado de Teresina, pois a cidade tem um centro histórico muito importante que precisamos preservar.
Emprego
Se nós gerirmos a Prefeitura, daremos prioridade ao concurso público, e quando se fala em concurso público se fala em valorização de quem trabalha.A zona rural será também uma de nossas prioridades, iremos valorizá-la como nunca foi pensada, por que se for criada condições para a produção não será necessário a população da zona rural vir atrás de emprego, saúde e educação na Capital.
Enchentes
O que eu proponho para esse problema em Teresina, que é histórico, é a construção de canais capazes de dar evasão das águas, mas não utilizando máquinas e sim com a nossa força de produção humana, contratando e dando empregabilidade às pessoas.
Nós vamos desapropriar essas áreas ribeirinhas alagáveis, vamos levar essas pessoas para outro local urbanizado e com transporte capaz de colocá-las onde elas querem e quando elas precisar. Sobre as lagoas, transformamos em parques temáticos por exemplo.Zona RuralAndando na zona rural a gente ver as necessidades daquela população, e lá nós encontramos a revolta. Para você ter uma noção, o Silvio Mendes nem pode andar lá.
Nós temos que viabilizar a água para a zona rural, que é uma condição primordial. Porque nós não aproveitamos o nosso solo fértil ao invés de comprar produtos agrícolas de outros estados? Por que se nós aproveitarmos o que fosse produzido aqui, nós compraríamos do nosso povo.
Saúde
Nós vamos investir nos postos de saúde dos bairros que estão até de certa forma construídos, mas que não funcionam. O que vamos fazer é dar condições para que estes postos funcionem com equipamentos básicos funcionais, médicos, enfermeiros e gente que trabalhe dignamente na administração destes postos.
Na nossa gestão, a saúde pública vai concorrer com a saúde privada. Iremos pagar o melhor salário e cobrir o salário oferecido pelo setor privado, e desta forma, nós estaremos valorizando o ser humano, que é a nossa principal proposta como socialistas.
Gestão atual
'Não posso dizer que Silvio não fez nada, por que ele fez. Fez muitas coisas desconectadas, por exemplo: uma pista desconectada com a realidade do ciclista, do pedestre.
O HUT também é um exemplo. Ele foi criado para atender problemas de alta complexidade, e hoje é utilizado para atender pessoas com raladuras, já que os postos de saúde dos bairros não funcionam.
Silvio Mendes também não construiu praticamente nada em termos de saneamento básico, boa parte da população não tem fossas sépticas em casa, isso é uma responsabilidade do poder público.
A atual administração está privatizando na medida em que não faz concurso público, além disso, Silvio é um corrupto na medida em que não faz a licitação das linhas de ônibus, já que a Lei diz o que ele tem que fazer. Eu ainda não sei por que o poder público ainda não incidiu ferozmente sobre ele.
A cidade de Teresina está mal, a zona rural está abandonada e o Prefeito não faz uma política pública porque falta uma direção e uma canalização dos esforços financeiros. O Silvio faz, mas ele faz para poucos, para quem tem, e eu vou fazer para o povo que deveria ser prioridade'.Veja as fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário