Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Vítimas da tragédia terão direito ao seguro-desemprego

A medida do governo vai beneficiar trabalhadores demitidos e
funcionários de empresas com dificuldade para receber o salário.
Uma medida para aliviar o sofrimento de quem perdeu quase tudo. Os moradores atingidos pela tragédia em Santa Catarina vão poder sacar o seguro-desemprego.
Trabalhadores demitidos por causa da tragédia e funcionários de empresas que estão com dificuldade para receber o salário terão direito ao benefício. O seguro-desemprego será ampliado para estas vítimas. O número máximo de parcelas subiu para sete.
A medida vale para as cidades que estão em estado de calamidade pública, a maioria no Vale do Itajaí. Quem foi demitido por causa da enchente - ou não vai receber o salário porque a empresa onde trabalha está em dificuldade - poderá sacar até sete parcelas do seguro-desemprego. Hoje, são no máximo cinco e só para quem está desempregado. Cada parcela do seguro-desemprego é de, no mínimo, R$ 415.
O governo calcula que a medida possa beneficiar mais de 30 mil trabalhadores.
“A partir da semana que vem, anunciaremos os órgãos onde os trabalhadores poderão procurar para se credenciar, para ter autorização para receber esse amparo do seguro-desemprego para esta região onde está decretado o estado de calamidade pública em Santa Catarina”, anuncia o ministro do Trabalho Carlos Lupi.
O governo também vai aumentar o valor que pode ser sacado do Fundo de Garantia pelo trabalhador em caso de calamidade, mas ainda não decidiu quanto. Hoje, o limite é de R$ 2,6 mil, uma vez por ano.
Esta medida é urgente, o governo já vem discutindo o assunto há dias. Até agora, nenhuma decisão. Estas medidas serão complementadas no futuro com obras de infra-estrutura e previsão de todas estas calamidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário