Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Cresce o número de casamentos e de divórcios no Brasil

Os brasileiros estão se casando e se separando mais.
Em 2007, foram formados sete casais em cada grupo
de mil pessoas, segundo o IBGE.
Ele, divorciado. Ela, solteira. A união de homens como Aldir e mulheres como Isabelli, um casal de dentistas, vem crescendo muito no Brasil nos últimos dez anos.
A cerimônia não pôde ser numa igreja, mas isso não impediu a realização do sonho da noiva, que morava sozinha e agora, além do marido, tem nos fins de semana a convivência com os dois filhos dele. “Você sempre tem medo da aceitação dos filhos, porque é uma pessoa nova chegando numa família que já existe. Mas me dou bem com os filhos dele”, conta Isabelli Oliveira. “O bom relacionamento dos meus filhos com ela é fundamental pra manter o casamento, sem isso a vida não seria possível”, completa Aldir Machado.
A maioria dos casamentos no Brasil ainda é entre solteiros. Desde 2003, o número de registros de uniões cresce bastante no Brasil. Só no ano passado, foram mais de 900 mil casamentos. Cerimônias de casamento coletivo incentivaram os casais a formalizar as alianças.
Os divórcios também batem recorde. Para cada quatro casamentos, houve uma separação, a maioria consensual. “Há uma opção pelo divórcio direto para evitar burocracia. Isso tem impacto nas taxas de divórcio”, diz Cláudio Crespo, gerente de estatísticas do IBGE.
Quem se casa mais são as mulheres mais jovens, que têm entre 15 e 24 anos. Na faixa etária a partir de 25 anos, são os homens que se casam mais. Na média, o primeiro casamento das mulheres é aos 26 anos e o dos homens, aos 29 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário