Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Mensagem de Natal: Eis Nossas Criancinhas

PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY
Minha mulher e eu levamos certa vez alguns de nossos netos ao circo. Fiquei mais interessado em observá-los, bem como a muitas outras crianças da idade deles, do que em assistir ao homem no trapézio voador. Eu as contemplava, maravilhado, enquanto riam e admiravam de olhos arregalados o espetáculo que transcorria. Pensei, então, no milagre das crianças, que são uma constante renovação de vida e propósito no mundo. Ao observá-las, vendo o interesse com que assistiam ao espetáculo, minha mente voltou-se, mesmo nesse ambiente circense, para aquela bela e tocante cena registrada no livro de 3 Néfi, em que o Senhor toma as criancinhas em Seus braços e chora, enquanto as abençoa, dizendo ao povo: “Olhai para vossas criancinhas” (3 Néfi 17:23).

É bem evidente que as notáveis coisas boas, assim como os terríveis males que existem hoje no mundo, são os frutos — doces e amargos — da educação recebida pelas crianças de ontem. A maneira como ensinamos cada nova geração determina como será o mundo daqui a alguns anos. Se vocês estão preocupados com o futuro, verifiquem como seus filhos estão sendo criados. Com muita sabedoria, o autor dos Provérbios declarou: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6).

Quando eu era menino, passávamos o verão em uma fazenda cheia de pomares. Cultivávamos uma grande quantidade de pêssegos. Nosso pai levava-nos às demonstrações de poda de árvores, efetuadas pela faculdade de agronomia. Todos os sábados, nos meses de janeiro e fevereiro, nós costumávamos ir à fazenda para podar as árvores. Aprendemos que, se cortássemos e serrássemos nos lugares certos, mesmo que o chão estivesse coberto de neve e a madeira parecesse morta, poderíamos dar à árvore um formato que faria com que o sol batesse no fruto, quando chegasse a primavera e, depois, o verão. Aprendemos que já em fevereiro tínhamos condições de determinar o tipo de fruto que colheríamos em setembro.
E. T. Sullivan escreveu este interessante comentário: “Quando Deus deseja realizar uma grande obra no mundo, ou corrigir um grande mal, Ele age de maneira muito incomum. Não suscita terremotos nem despeja raios e relâmpagos. Em vez disso, faz com que nasça um indefeso bebê, talvez num lar humilde, de uma mãe muito simples. E então, Deus coloca uma idéia no coração da mãe, e ela a põe na mente do bebê. Depois, Deus espera. As maiores forças do mundo não são os terremotos, raios e relâmpagos; as maiores forças do mundo são os bebês”.1 E esses bebês, devo acrescentar, tornam-se forças para o bem ou para o mal, dependendo em grande parte de como venham a ser criados. O Senhor inequivocamente declarou: “Eu, porém, ordenei que criásseis vossos filhos em luz e verdade” (D&C 93:40).
Quatro Coisas Essenciais
Peço perdão por sugerir o óbvio, mas faço isso simplesmente porque o óbvio não tem sido colocado em prática, em muitos casos. O óbvio inclui quatro coisas essenciais em relação aos filhos: Vocês devem:
(1) amá-los,
(2) ensiná-los,
(3) respeitá-los e
(4) orar com eles e por eles.

Era comum ver um adesivo no vidro traseiro dos carros com a seguinte pergunta: “Você já abraçou seu filho hoje?” Quão afortunada e abençoada é a criança que sente a afeição dos pais. Essa ternura e amor produzirão bons frutos nos anos subseqüentes. Grande parte da crueldade que caracteriza muito da nossa sociedade é resultado da crueldade imposta às crianças no passado.
A vizinhança em que crescemos era um microcosmo dentro do mundo, com vários tipos de pessoas. Éramos um grupo muito unido e creio que todos nos conhecíamos. Penso, também, que gostávamos muito de todos — isto é, com exceção de um homem.
Devo confessar que, em certa época, cheguei a detestar aquele homem. Já me arrependi desse sentimento, mas, quando me lembro, sinto novamente a intensidade daquela emoção. Qual o motivo dessa forte antipatia? Era porque ele chicoteava os filhos com uma tira de couro ou batia neles com uma vara, ou com qualquer coisa que lhe caísse nas mãos, no momento em que sua ira selvagem se inflamava à menor provocação.
Talvez eu me sentisse assim porque no lar em que vivi havia um pai que, por algum tipo de mágica, era capaz de disciplinar a família sem usar nenhum instrumento de punição, mesmo nos momentos em que merecíamos.
Com o tempo descobri que aquele homem, de quem eu não gostava, pertencia a um considerável grupo de pais que parecem saber apenas se dirigir rudemente aos que vêm ao mundo e pelos quais são responsáveis. Vim também a entender que esse homem, que permanece nas lembranças de minha infância, é só um, dentre os inúmeros de casos conhecidos no mundo, de abusos contra crianças.
Toda assistente social, todo plantonista de pronto-socorro de um grande hospital, todo policial e juiz de uma grande cidade podem contar-lhes histórias a respeito deles. Esse trágico quadro inclui espancamentos, chutes, agressões e até abuso sexual de criancinhas. E, semelhantes a esses que abusam das crianças, há homens e mulheres depravados que exploram as crianças para propósitos pornográficos.
Não desejo me alongar nesse quadro horrendo. Quero apenas dizer que nenhum homem ou mulher que professe ser seguidor de Cristo ou membro desta Igreja pode participar de tais práticas sem ofender a Deus e repudiar os ensinamentos de Seu Filho. Foi o próprio Jesus que, mostrando-nos o exemplo de pureza e inocência das crianças, declarou:“Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, (...) melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar” (Mateus 18:6). Poderia haver uma denúncia mais incisiva contra aqueles que maltratam as crianças do que essas palavras proferidas pelo Salvador da humanidade?
Começa em Casa
Querem que haja mais amor no mundo? Então comecem dentro de seu próprio lar. Olhem para as suas criancinhas e vejam dentro delas as maravilhas de Deus, de cuja presença saíram há pouco tempo.
O Presidente Brigham Young (1801–1877) disse: “O filho gosta de ver o sorriso da mãe, mas detesta seu rosto zangado. Aconselho as mães a não permitirem que os filhos façam coisas erradas, mas com brandura”.2
Ele declarou ainda: “Criem seus filhos para que tenham amor e reverência ao Senhor; observem o gênio e o temperamento de cada um e tratem-nos adequadamente, jamais os disciplinando quando vocês estiverem irritados. Ensinem-nos a amá-los em vez de temê-los”.3

É evidente que a disciplina é algo necessário na família. Mas a disciplina com severidade e crueldade inevitavelmente conduzirá não à correção, mas ao ressentimento e ao amargor. Não representará a cura, mas, sim, o agravamento do problema. Ela é autodestruidora. O Senhor, ao determinar a atitude correta no governo de Sua Igreja, também estabeleceu como o lar deve ser dirigido, nestas grandiosas palavras de revelação: “Nenhum poder ou influência pode ou deve ser mantido (...) a não ser com persuasão, com

longanimidade, com brandura e mansidão e com amor não fingido; (...) Reprovando prontamente com firmeza, quando movido pelo Espírito Santo; e depois, mostrando então um amor maior por aquele que repreendeste, para que ele não te julgue seu inimigo; Para que ele saiba que tua fidelidade é mais forte que os laços da morte” (D&C 121:41, 43–44).

O Efeito Duradouro do Exemplo

Olhem para suas criancinhas e ensinem-nas. Desnecessário é lembrar que seu exemplo será mais importante do que qualquer outra coisa, para fixar na mente delas um padrão correto para sua vida. É sempre interessante encontrar os filhos de velhos amigos e descobrir em outra geração o mesmo estilo de vida dos pais.

Conta-se que, na antiga Roma, um grupo de mulheres exibia vaidosamente suas jóias, umas às outras. Entre elas estava Cornélia, mãe

de dois meninos. Uma das mulheres perguntou-lhe: “Onde estão as tuas jóias?” Ao que Cornélia respondeu, apontando para os filhos: “Eis as minhas jóias”. Sob sua orientação e seguindo seu exemplo de virtude na vida, eles cresceram e tornaram-se Caio e Tibério Graco — os irmãos Graco, como eram chamados — dois dos mais persuasivos e eficientes reformadores da história romana. Sempre que eles forem lembrados e mencionados, a mãe que os criou com o exemplo de sua própria vida será relembrada e citada com louvor.

Cito novamente as palavras de Brigham Young: “Tenham a preocupação constante de que os filhos que Deus tão generosamente lhes deu sejam ensinados no início da juventude a respeito da importância dos oráculos do Senhor e da beleza existente nos princípios de nossa santa religião. Desse modo, ao chegarem à maturidade, terão bons sentimentos em relação a eles e nunca se afastarão da verdade”.4

Sei que existem pais que, apesar de demonstrarem seu amor e esforçarem-se fiel e diligentemente para ensinar seus filhos, vêem-nos seguir um caminho oposto e sofrem muito ao verem seus filhos e filhas rebeldes trilharem deliberadamente uma senda que terá trágicas conseqüências. Sinto grande empatia por esses pais e gostaria de citar-lhes as palavras de Ezequiel: “O filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho” (Ezequiel 18:20). Mas eles são a exceção, não a regra.

Tampouco a exceção justifica deixarmos de fazer todo esforço possível para demonstrar amor por aqueles que Deus nos deu a sagrada responsabilidade de dar exemplo e ensinar os princípios corretos. Nem nos esqueçamos de nossa obrigação de respeitar nossas criancinhas. Pela palavra revelada do Senhor, sabemos que elas

são filhas de Deus como nós, merecendo todo o respeito decorrente do conhecimento desse princípio eterno.

De fato, o Senhor deixou bem claro que, a menos que desenvolvamos em nossa própria vida a sua pureza, inocência e ausência do mal, não poderemos entrar em Sua presença. Ele declarou: “Se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mateus 18:3).

Channing Pollock escreveu estas palavras interessantes e desafiadoras: “Ao lembrar-nos da adolescência na qual desprezávamos as coisas erradas, chegamos a desejar (...) que pudéssemos nascer velhos, tornando-nos cada vez mais jovens, limpos, puros e inocentes, até por fim, com a alma pura de uma criancinha, repousar no sono eterno”.5

Fontes de Força

Olhem para suas criancinhas. Orem com elas. Orem por elas e abençoem-nas. O mundo que elas estão adentrando é complexo e difícil. Terão de enfrentar mares bravios de adversidade. Precisarão de toda a força e toda a fé que possam dar-lhes enquanto ainda estiverem junto de vocês. E também precisarão de uma força maior proveniente de um poder superior. Elas terão que fazer muito mais do que simplesmente se acomodarem à situação. Terão de elevar o mundo, e as únicas alavancas que terão para isso serão o exemplo de sua própria vida e o poder de persuasão de seu testemunho e seu conhecimento das coisas de Deus. Precisarão da ajuda do Senhor. Enquanto são jovens, orem com elas para que aprendam a conhecer a fonte de poder com a qual sempre poderão contar nas horas de necessidade. Gosto muito de ouvir as crianças orar. Sinto-me grato ao ver pais que oram por seus filhos. Reverencio o pai que, pela autoridade do santo sacerdócio, impõe as mãos sobre a cabeça de um filho ou filha, em momentos de decisões difíceis e, em nome do Senhor e sob orientação do Santo Espírito, concede uma bênção paterna.

Como o mundo e a sociedade em que vivemos seriam mais belos, se todo pai olhasse para seus filhos como o mais precioso de seus bens! Se os conduzisse pelo poder de seu exemplo em bondade e amor, e se, nas ocasiões de tensão, ele os abençoasse pela autoridade do santo sacerdócio; e se toda mãe considerasse seus filhos como as jóias de sua vida, como presentes do Deus dos céus, que é seu Pai Eterno, e os criasse com afeto verdadeiro na sabedoria e admoestação do Senhor!

Disse Isaías na Antigüidade: “E todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e a paz de teus filhos será abundante” (Isaías 54:13). Ao que acrescento: “Abundante também será a alegria e o regozijo de cada pai e cada mãe”. ■

NOTAS 1. Citado em The Treasure Chest [A Arca do Tesouro], org. por Charles L. Wallis, 1965, p. 53. 2. Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young (1997), p. 340. 3. Ensinamentos: Brigham Young, p. 172. 4. Ensinamentos: Brigham Young, p. 172. 5. “The World’s Slow Stain” [A Vagarosa Mácula do Mundo], Reader’s Digest, junho de 1960, p. 77. A LIAHONA DEZEMBRO DE 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário