Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A CARA DA POLÍTICA BRASILEIRA: Prefeito filma extorsão de vereadores em cidade de Mato Grosso

Imagens mostram vereadores de Nova Bandeirantes
recebendo dinheiro.Eles teriam cobrado para aprovar
a prestação de contas da prefeitura.
O prefeito de Nova Bandeirantes (MT), Valdir Mendes Barranco (PT), filmou o momento em que entregava dinheiro a cinco vereadores. A negociação aconteceu dentro da prefeitura do municipio, de quase 7 mil habitantes, a 900 km da capital Cuiabá.
Foi o próprio prefeito quem denunciou a extorsão à polícia e ajudou a fazer a filmagem. O Gaeco (Grupo de Combate ao Crime Organizado) fez a gravação. Segundo a denúncia, eles exigiam o pagamento de R$ 50 mil para aprovar a prestação de contas de 2007 do municipio.
Nas imagens, os vereadores evitam falar em números e escrevem os valores em um papel. O prefeito abre uma mala e começa a distribuir maços de dinheiro, de R$ 1 mil cada um. Seis vereadores foram presos em flagrante assim que deixaram a prefeitura com o adiantamento da propina.
Cinco vereadores, todos da oposição, continuam presos. De acordo com a denúncia do Ministério Público, eles são acusados de corrupção passiva. Se condenados podem pegar até 12 anos de prisão. Os promotores devem pedir ainda que os vereadores sejam proibidos de exercer qualquer função pública pelos próximos dez anos.
"Não há duvida de que o crime aconteceu. Infelizmente, quem deveria estar fiscalizando acaba roubando", afirmou o promotor Célio Wilson.
O advogado dos vereadores presos disse que tudo não passou de uma "armação" do prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário