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quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Piauí ganha serviços de cartório 24 horas

A partir de hoje, o piauiense pode requerer certidões expedidas por cartórios através da internet. O serviço faz parte do projeto "Cartório 24 Horas", lançado ontem, na sede do Tribunal de Justiça do Piauí. O Piauí é o 22° Estado a aderir ao sistema, que é uma iniciativa da Associação dos Notários e Registradores do Brasil - Anoreg-BR. No Piauí, 109 cartórios estão incluídos no projeto. "Os usuários vão acessar o site e fazer a solicitação do documento. A partir daí, é emitido um boleto bancário e após o pagamento a certidão será entregue pelos Correios no endereço indicado. O cartório tem um prazo de cinco dias para expedir o documento", explicou a presidente da Anoreg-PI, Lyzia Bucar.
Segundo ela, as experiências de outros Estados revelam que o projeto vem dando certo. "É a inserção do Piauí na rede brasileira de cartórios", completou. A representante da Anoreg-BR, Eliane Freitas, explica que ao acessar o site (www.cartorio24horas.com.br) o usuário deve informar os dados exigidos e ainda escolher o cartório que irá expedir a certidão. Através do site, também será escolhida a forma de postagem, que pode ser via sedex ou carta registrada. "Para divulgar o projeto, serão fixados cartazes nos cartórios e agências dos Correios. A medida vai desafogar o movimento nos cartórios", disse.
O presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira, destacou que o projeto é uma iniciativa inovadora, que trará grandes benefícios aos cidadãos. O diretor regional dos Correios, José Rosa, afirmou que a empresa irá atuar como o operador logístico do serviço e será um dos postos de pagamento das taxas, através do Banco Postal. Segundo ele, o serviço será oferecido nas 182 agências dos Correios no Piauí. O tempo de entrega do documento vai depender do tipo de postagem escolhida. "Com o sedex o documento é entregue em um dia, já através da carta registrada o prazo é de dois dias", explicou.
O pagamento também poderá ser feito nas agências do Bradesco, outro parceiro do projeto. Entre os benefícios da certificação digital, destaca-se a redução de custos, maior rapidez na entrega das certidões e eliminação de papel, com ganhos ambientais para os cartórios. O usuário pode solicitar certidões de várias naturezas e de diferentes cartórios do Estado desejado no mesmo pedido. Se vários pedidos forem de um mesmo cartório, o usuário paga apenas um valor de postagem e uma tarifa bancária pelo serviço, reduzindo significativamente seus custos.
A Central Anoreg-BR do Cartório 24 horas classifica e processa os pedidos, permitindo maior facilidade e economia aos clientes, principalmente grandes usuários, que necessitam de várias certidões. O cliente poderá receber suas certidões, inicialmente, no Estado do Piauí por Sedex, e-mail, ou mesmo retirá-la no balcão do cartório, e na seqüência será disponibilizada a carta registrada.

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