Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Governo anunciará nesta quinta redução de impostos para enfrentar crise

Equipe econômica está conversando com
empresários e empregados.Devem ser criadas
novas alíquotas do IR e reduzidos o IOF e o IPI.

O governo preparou para esta quinta-feira (11) o anúncio de medidas que reduzem impostos e podem ajudar a enfrentar a crise financeira mundial. Mas, antes, a equipe econômica está conversando com empresários e empregados.

Veja o site do Jornal Nacional Os sindicalistas almoçaram com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Nesta quinta, no Palácio do Planalto, será a vez de os empresários serem ouvidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nestas reuniões, o governo está fechando os últimos detalhes para poder anunciar já nesta quinta uma série de medidas que mantenha a economia aquecida. Um pacote, segundo o governo, de bondades, que estimule o crédito e o consumo.

Vão ser criadas novas alíquotas de Imposto de Renda para beneficiar o trabalhador. Hoje são três faixas de renda. Falta decidir quantas alíquotas serão criadas.

O Ministério da Fazenda vai ainda reduzir o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), medida que o governo espera que diminua os juros dos empréstimos.

Além disso, o IPI, imposto sobre produtos industrializados, também será reduzido para beneficiar os setores mais afetados pela crise, como o automobilístico. Uma redução temporária.

As centrais querem que em troca deste beneficio as empresas mantenham os empregos pelo mesmo período da redução. É o que os sindicalistas chamam de cotrapartida social.

“Estabelecer a forma de implementar essas contrapartidas, que é fundamental pra nós que é a questão do emprego, que é central”, diz o presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Arthur Henrique da Silva.

“Nós achamos que a melhor forma de manter emprego e renda é manter as empresas funcionando, operando, trabalhando, e nós vamos dar apoio”, afirma o ministro Paulo Bernardo (Planejamento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário