TRABALHO INFANTIL É CRIME!
O professor Alexis Leite, candidato à Prefeitura de Teresina, pela Frente de Esquerda Socialista - PSOL/PSTU, vem destacando em seus pronunciamentos de campanha, a triste realidade do trabalho infantil em nossa capital. Este é um tema que tem sido escamoteado pelos candidatos oficiais, pois revela uma situação que se choca com o falso discurso da “inclusão social” feito pelo PT e o discurso da Prefeitura “amiga” da criança, proclamado pelo PSDB.
Para Alexis Leite, o fato é que, no município de Teresina é comum presenciarmos meninos e meninas trabalhando nas mais variadas funções, formando o retrato de uma grave crise social aliada ao descaso do poder público.
Alexis acrescentou que em Teresina, o trabalho infantil foi constatado nos aterros sanitários, em bares e restaurantes, em atividades de comércio automotor, lavagem de carros, etc.
Ele ressaltou que pesquisa da Ação Social Arquidiocesana de Teresina, confirma que, até o ano passado, 385 crianças e adolescentes se encontravam inseridas nas condições das piores formas de trabalho infantil, sendo que o maior número está na zona sul da capital com 113 meninos e meninas trabalhando.
Em 2007, conforme matéria veiculada na imprensa local, o Tribunal Regional do Trabalho confirmou a sentença judicial condenando o Município de Teresina a eliminar, num prazo de 30 dias, o trabalho de crianças e adolescentes no aterro sanitário da cidade. Naquela ocasião, a Prefeitura de Teresina alegou que não era competência da Justiça do Trabalho tal ação. Mas, a Justiça do Trabalho, respondeu que assumiu seu papel constitucional de mantenedora da garantia de não imposição de trabalho degradante e insalubre a crianças e adolescentes.
Para o candidato do PSOL, além da Prefeitura não reconhecer que falta uma política pública de erradicação do trabalho infantil, ainda tenta recorrer dessa decisão.
Alexis declarou que na sua gestão haverá a implementação de políticas sociais de inclusão das crianças e adolescentes, retirando-as do trabalho e assegurando-lhes o direito pleno à educação, ao lazer e à infância. Eliminar o trabalho infantil em Teresina é compromisso da Frente de Esquerda Socialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário