Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Curso de Pós-Graduação em Psicologia Clínica

Especialização em Psicologia Clínica -
Gestalt-Terapia (Indivíduo, Grupo e Família) Reconhecida Pelo CFP (dá direito ao título de "Especialista em Psicologia Clinica" conferido pelo CRP*)

Próxima Turma: Início: 19 de Agosto de 2008.

Horário: Terças-feiras de 9 às 11 hs.

Maiores informações: 2567-1038 e 2569-2650.

Objetivo:

Capacitar psicólogos para o atendimento de adultos (individual e em grupo), casais e famílias na Abordagem Gestáltica.

Número de alunos: Turmas de no máximo 12 (doze) alunos.

Carga horária Total: 821 horas.

Local:

IGT - Rua Haddock Lobo, 369 grupo 709 – Tijuca – Rio de Janeiro – RJ - Brasil. Cep 20.260-141.

Atividades desenvolvidas:
Aulas teóricas, pesquisas, leitura e discussão de textos, trabalhos vivenciais, atendimento supervisionado (individual, em grupo a casais e a famílias) a clientes de nossa clínica social. O atendimento a casais e famílias é realizado em equipe, utilizando sala de espelho e recursos de filmagem. O supervisor participa da equipe e isto permite o acompanhamento ao vivo dos atendimentos, propiciando um contexto extremamente favorável para o aprimoramento do trabalho desenvolvido. Este modelo de atendimento possibilita uma troca muito produtiva tanto em termos do processo terapêutico da família ou casal atendidos, quanto em relação à formação dos profissionais que compõem a equipe terapêutica.
Coordenadores:
Psicólogo Marcelo Pinheiro - CRP 05/16.499 (responsável técnico) Gestalt-Terapeuta, especialista em psicologia clínica pelo CRP, especialista em psicologia organizacional pelo CRP, especialista em atendimento de casal e família na abordagem sistêmica (I.T.F.- RJ), Coordenador do curso Especialização em Psicologia Clínica - Gestalt-Terapia (Indivíduo, Grupo e Família), sócio-fundador do IGT, Editor chefe da Revista Virtual IGT na Rede. Coordenador do Centro de documentação da Gestalt-Terapia Brasileira.
Psicóloga Márcia Estarque Pinheiro - CRP 05/17.721 Gestalt-Terapeuta, especialista em psicologia clínica pelo CRP, especialista em atendimento de casal e família na abordagem sistêmica (U.F.R.J.), coordenadora do curso Especialização em Psicologia Clínica - Gestalt-Terapia (Indivíduo, Grupo e Família), sócia fundadora do IGT.
Corpo Docente:
Claudia Távora - CRP 05/14.412 - Mestre em Psicologia e Práticas Sócio-Culturais (U.E.R.J.) - Psicoterapeuta de jovens, adultos, casais e famílias, desde 1988. Especialista em Psicologia Clínica. Formada no Programa em Sistemas Íntimos, aplicado a casais, famílias e outros pequenos sistemas do Center for the Studies of Intimate Systems - Gestalt International Study Center - MA, USA. Colaboradora do IGSP - Instituto Gestalt de São Paulo. Autora de diversos artigos em teoria e prática em psicoterapia, saúde mental, subjetividade e cultura, em publicações nacionais e internacionais, sendo o último deles: "The theory of self in Gestalt Therapy: re-establishing a relationship between subjectivity and temporality". In: Gestalt Review, GISC, South Wellfleet, MA, USA, no 8 (2), 2004.
Leonora Corsini - CRP 05/11.082, Doutora pela escola de serviço social da (U.F.R.J), Mestre em psicologia (U.F.R.J.) especialista em psicologia clínica/terapia familiar pela UERJ com especialização em atendimento de casal e família na abordagem sistêmica (I.T.F.R.J.).
Luciana Bicalho Cavanellas - CRP 05/16.498 e psicoterapeuta desde 1990 e mestre em Filosofia pela UERJ (1998). Coordenadora e supervisora de diversos cursos e grupos de estudo em Gestalt terapia, com artigos publicados em revistas especializadas. Analista de Gestão em Saúde da Fiocruz e psicóloga da Divisão de Saúde do Trabalhador do INCA.
Marcelo Pinheiro - CRP nº 05/16.499 (responsável técnico) Gestalt-Terapeuta, especialista em psicologia clínica pelo CRP, especialista em psicologia organizacional pelo CRP, especialista em atendimento de casal e família na abordagem sistêmica (I.T.F.- RJ), Coordenador do curso Especialização em Psicologia Clínica - Gestalt-Terapia (Indivíduo, Grupo e Família), sócio-fundador do IGT, Editor chefe da Revista Virtual IGT na Rede.
Márcia Estarque Pinheiro - CRP nº 05/17.721 Gestalt-Terapeuta, especialista em psicologia clínica pelo CRP, especialista em atendimento de casal e família na abordagem sistêmica (U.F.R.J.), coordenadora do curso Especialização em Psicologia Clínica - Gestalt-Terapia (Indivíduo, Grupo e Família), sócia fundadora do IGT.
Patrícia Valle de Albuquerque Lima (Ticha) - CRP 05/10.906 - Doutora em Psicologia Clínica (U.F.R.J.). Especialista em psicologia clínica pelo CRP, psicoterapeuta individual e de grupo na abordagem gestáltica há 20 anos e supervisora clínica. Colaboradora do Instituto de Gestalt de São Paulo e do Instituto Carioca de Gestalt-Terapia.
Teresinha Mello da Silveira – CRP 05/2.972 - Mestre e Doutora em Psicologia Clínica (PUC/RJ). Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar (CRP: 05/2972). Psicóloga/Supervisora do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IP/UERJ). Psicóloga da Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI/UERJ), 1980-2006. Psicóloga, Professora e Preceptora de Residentes em Psicologia Clínico-Institucional, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ), 1994-2006. Coordenadora de Curso de Formação em Gestalt-Terapia desde 1980. Psicoterapeuta (adolescentes, adultos, casais, família e idosos) no Fluir Com: espaço de terapia e estudos em Gestalt. Coordenadora Acadêmica do Curso de Formação de Terapia de Casal e de Família do Instituto de Pesquisa Heloisa Marinho (IPHEM) em Niterói e no Rio. Professora de Curso de Especialização do Instituto de Gestalt-Terapia e Atendimento Familiar (IGT).
E-mail: igt@igt.psc.br
* O aluno aprovado (Psicólogo com 2 (dois) anos de registro no CRP e em dia com suas obrigações junto ao conselho) ao final do curso recebe um certificado de conclusão do mesmo e pode requerer junto ao CRP o seu título de especialista, já que o curso é credenciado pelo CFP segundo resoluções nº 007/01 e nº 008/01 com o nome: "Especialização em Psicologia Clínica - Gestalt-Terapia (Indivíduo, Grupo e Família)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário