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quinta-feira, 7 de agosto de 2008

EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ENSINO SUPERIOR EM XEQUE

Fisioterapia da Uespi obtém nota 5 no Enade
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do Ministério da Educação (Enade), cujo resultado preliminar foi divulgado nessa quarta-feira (6), em Brasília, mostra que os cursos de Medicina, Agronomia (Parnaíba), Educação Física (Floriano), Enfermagem (Parnaíba) e Fisioterapia (Teresina) foram os destaques da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) no exame. O conceito do Enade vai de 1 a 5.
O Curso de Fisioterapia recebeu conceito 5 no Enade, seguido pelos cursos de Agronomia (Parnaíba), Educação Física (Floriano), Enfermagem (Parnaíba), que ficaram com nota 4 no exame do Enade. Logo após Medicina, que obteve nota 3. “Tivemos bons resultados no exame de 2007, em função de um trabalho que vem sendo feito pela Universidade. Todavia, ainda teremos que intensificá-lo nos exames seguintes”, informou a diretora do Departamento de Assuntos Acadêmicos (DAA), professora Rosário Batista.
Segundo a professora, os resultados obtidos pelos cursos da Uespi igualam-se ou até superam os desempenhos de outras Instituições de Ensino Superior do Sul e Sudeste do País. “Isso mostra o esforço do estudante, do professor e da Universidade na busca pelo aprimoramento do ensino oferecido à comunidade piauiense”, pontuou a professora Rosário Batista, que é estatística do Centro de Ciências da Natureza (CCN), curso de Matemática.
O Enade 2007 avaliou 3.248 cursos em 16 áreas de conhecimento. Os avaliados foram Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Tecnologia em Radiologia, Tecnologia em Agroindústria, Terapia Ocupacional e Zootecnia.
Inscreveram-se 387.118 estudantes, dos quais 215.443 foram selecionados para realizar o exame. Com base no desempenho dos alunos, os cursos recebem conceitos de um a cinco. Em 2008, estudantes de 10 cursos de graduação da Uespi farão as provas do Enade. De acordo com a Portaria Normativa, de 1º de abril de 2008, serão avaliados os desempenhos dos estudantes dos cursos da Uespi de Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.
Mais de 500 cursos de graduação do país são reprovados pelo MEC no conceito preliminar
RIO - Quinhentos e oito cursos superiores dos 3.239 analisados no país foram reprovados no novo conceito preliminar criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o ensino superior. Do total, 1.211 não receberam o conceito, principalmente por serem cursos novos, sem nota no último Enade. Apenas 48 graduações avaliadas alcançaram a nota máxima. Os conceitos variam de 1 a 5, e aqueles que recebem notas 1 e 2 são reprovados e serão alvo de fiscalização. Foram avaliados cursos nas áreas de saúde, agrária e serviço social, de cerca de 2 mil instituições de ensino superior. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira pelo MEC.
O superconceito - ou conceito preliminar, como vem sendo chamado - será usado como referência para a concessão ou renovação de licenças de funcionamento de cursos de ensino superior. Ele é calculado com base em seis indicadores: a nota no Enade ; o IDD (comparação da nota do Enade de calouros e formandos); a opinião dos alunos sobre o projeto-pedagógico; a infra-estrutura; o percentual de professores doutores e o percentual de docentes que trabalham em regime integral ou parcial. O ano referência para o cálculo do conceito é 2007.
De acordo com ministro da Educação Fernando Haddad o conceito preliminar é um avanço no sistema de avaliação e que somente cursos de má qualidade temem a novidade.
- Prejudica a imagem dos ruins (cursos). Só se preocupa com a avaliação quem não faz um bom trabalho - disse o ministro.
Segundo ele, as faculdades de boa qualidade não temem o novo conceito porque ganharão visibilidade. O ministro classificou de erro grosseiro as criticas de associações de universidades privadas que condenaram a divulgação pública dos resultados preliminares antes que as instituições pudessem apresentar recurso.
- Quem faz um bom trabalho vai ser favorecido por um bom conceito. Nosso papel é resguardar o direito dos estudantes.
Nos próximos 30 dias, os cursos poderão apresentar recursos. Ao final deste período todos que permanecerem com conceito preliminar 1 ou 2 serão avaliados, in loco, por comissões enviadas pelo MEC.
As comissões terão poder para aumentar a nota dos cursos. Ao final, as faculdades que receberem conceito definitivo 1 ou 2 deverão assinar termo de compromisso com o MEC, comprometendo-se a tomar providencia para melhorar a qualidade do ensino no prazo de um ano. Entre as medidas exigidas pelo ministério poderão estar a contratação de novos professores, a redução do número de vagas oferecida de nos vestibulares e a revisão currículos.
Sessenta e seis cursos reprovados no Rio
No Rio, os cursos reprovados correspondem a 27% do total - foram 66 de 240 -, entre eles o curso de nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF), única instituição pública do estado a receber nota inferior a 3. No extremo oposto da tabela, apenas quatro cursos, todos de universidades públicas, tiveram conceito máximo no estado do Rio. São eles: fonoaudiologia, medicina e fisioterapia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e zooctenia, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf)
A idéia do MEC ao criar o novo indicador é impedir que cursos reprovados continuem funcionando sem tomar providências para melhorar a qualidade do ensino. No entanto, ele vem causando revolta entre os donos de faculdades particulares que alegam que haverá prejuízo à imagem das instituições.
Mais de 50 cursos sem nota no estado
Cinqüenta e dois cursos avaliados no estado do Rio não obtiveram nota por não terem apresentado um ou mais indicadores usados como base de cálculo para o conceito. Deste total, quatro são de universidades públicas: veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); educação física e serviço social da UFF, e serviço social da Uerj.
A nota de cada curso no Enade 2007 teve peso de 40% no conceito preliminar. Já o IDD, índice do Enade que compara o desempenho de calouros e formandos, revelando a contribuição específica da faculdade na formação dos alunos, vale outros 30%. Os demais 30% são resultado da opinião dos estudantes sobre o projeto pedagógico e da infra-estrutura dos cursos, conforme questionários respondidos por quem participa do Enade; e da titulação e do regime de trabalho dos docentes.

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