Paciente do Maranhão morre na porta do Getúlio Vargas
Um paciente identificado como Regivaldo da Conceição Brito faleceu na tarde de hoje (29) na porta do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Ele chegou em um táxi, vindo da cidade de Bom Lugar, interior do Maranhão. O homem teria esperado 30 minutos para ser atendido.
Questionada se o falecimento foi devido ao fechamento do pronto-socorro, a assessoria de imprensa do hospital negou que o paciente tenha morrido por falta de atendimento. O médico de plantão, doutor Marcos Denis, reiterou que o paciente já chegou falecido, no entanto não informou a causa da morte. “Eu apenas liberei o corpo”, disse.
A reportagem do Acessepiauí tentou ouvir funcionários do necrotério, mas lá também não foi informado de que o rapaz, que teria 25 anos, morreu. A família de Regivaldo já recebeu o corpo e retornou para a cidade de origem.
Hospital envia nota de esclarecimento - A direção do Hospital Getúlio Vargas informa que o paciente Regivaldo da Conceição Brito, 25 anos, agricultor, residente na cidade de Bom Lugar/Maranhão, já chegou morto no Serviço de Pronto-Socorro do HGV. O paciente chegou de Taxi e foi constatado que já se encontrava morto. O médico plantonista que o atendeu Deninberg Costa constatou a causa morte como:
CHOQUE HIPOVOLÊMICO se refere a uma condição médica ou cirúrgica na qual ocorre perda rápida fluída que resulta no fracasso de múltiplos orgãos. A maior parte dos choque hipovolêmico é secundária a perda rápida de sangue (choque hemorrágico)
DIÁTESE HEMORRÁGICA
Nome dado a um grupo de doenças cujo sintoma comum é uma tendência à hemorragia. Essa diátese é devida, em parte, à diminuição do tempo de coagulação do sangue e, em parte, a lesões vasculares. A hemorragia pode ocorrer na pele, nas mucosas, nas articulações, espontaneamente ou sob o efeito de causa externa. Entre os diversos casos de diátese hemorrágica podemos citar a hemofilia, a doença de Von Willebrand, a tendência à hemorragia no escorbuto, etc. O tratamento é dirigido para suprir os fatores de coagulação necessários;
DISCRASIA SANGUINEA
Discrasia é uma alteração sanguínea, do tipo de leucopenia, agranulocitose ou anemia aplásica, que pode produzir-se pelo uso de determinados medicamentos psicoativos, tais como a carbamazepina, a clorpromazina e a clozapina.
Procurador Geral diz que liminar para não fechamento do HGV é nula
Plínio Klerton, procurador geral do estado, declarou ao Acessepiauí na tarde desta terça-feira, 29, que apesar de ainda não ter sido notificado sobre a decisão do juiz Sebastião Ribeiro Martins, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública - que determinou em liminar o não fechamento do pronto-socorro do HGV e mandou que a Prefeitura coloque o HZR em pleno funcionamento dentro 30 dias – entrará amanhã com recurso contra no Tribunal de Justiça do Piauí.
Sebastião Ribeiro Martins acolheu pedido de liminar do Ministério Público Estadual em ação civil pública, e, segundo Plínio Klerton, ele não poderia conceder o instrumento sem ouvir antes o estado e o município. “Portanto a decisão é nula”, garante o procurador.
“Essa matéria já foi analisada pelo Superior Tribunal de Justiça, STJ, mais de 100 vezes e vamos levar essa jurisprudência ao ingressar com o recurso amanhã no TJ do Piauí. O juiz Sebastião Ribeiro não pode dar liminar de ação civil pública sem ouvir o estado”, frisa.
O procurador garantiu que nesta quarta-feira se antecipará a notificação, indo ao 1º Cartório dos Feitos da Fazenda Pública para ser notifica e de lá seguirá diretamente para o Tribunal de Justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário