O deputado mais idoso da Câmara dos Deputados é um piauiense. O recorde é interessante, mas o deputado Alberto Silva (PMDB) não se contentou com seus quase 90 anos e agora está na lista dos que mais faltaram ao Congresso por motivo de saúde. O parlamentar faltou 63 vezes somente esse semestre e não justificou 18 dessas faltas. Alberto Silva não pisa na Câmara desde novembro do ano passado e o que torna a situação mais crítica é que Alberto Silva não pode ser substituído por seus suplentes, já que os atestados apresentados não pediam individualmente mais de 120 dias de ausência, pois nesses casos os parlamentares são substituídos obrigatoriamente. O deputado federal está em atividade política há sessenta anos.
Caso Alberto Silva resolvesse ceder seu lugar ao suplente, fato que sua assessoria nega que ele tenha a intenção de fazer, o deputado perderia R$16 mil de salário mensal e mais os R$ 15 mil de verba indenizatória, sem contar os outros benefícios.
Alberto Silva foi governador do Piauí por duas vezes e é atual presidente do diretório regional do PMDB no Estado, exercendo seu segundo mandato de deputado federal.
O Piauí ficou prejudicado na defesa de seus interesses no plenário da Câmara. Com média de 21,4%, os piauienses tiveram 135 ausências. Liderados por Alberto Silva, a bancada ainda tem Mussa Demes (DEM), com 18 faltas, e o deputado B. Sá (PSB), que ficou dez vezes fora do plenário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário