Por mais que as vitrines sejam tentadoras, muita gente vai usar o 13º salário para pagar dívidas. O manobrista Cristiano Carneiro está renegociando para pagar a dele em duas vezes. “Vou tentar pagar e não fazer mais dívidas, pra não ficar sufocado”, promete.
O 13º deve injetar na economia uma bolada de R$ 78 bilhões. Graças ao aumento do emprego com carteira assinada e novas aposentadorias, a estimativa é de 4,4 milhões de brasileiros a mais recebendo o benefício este ano.
Segundo uma pesquisa encomendada pela Associação Comercial de São Paulo, 12% dos entrevistados vão usar 13º salário para reformar a casa, 8% querem viajar e 9%, aplicar o dinheiro.
Ainda segundo a pesquisa, 62% dos entrevistados dizem que vão pagar as compras de Natal à vista e 34%, que vão usar o 13º para o pagamento de dívidas.
Quem é do ramo garante que este é um bom momento para renegociar as dívida. “Para o comerciante, é duplamente importante: ele recebe pelo que já vendeu e reabilita o cliente para que ele volte a comprar”, explica Marcel Solimeo, economista-chefe da Associação Comercial paulista.
O consumidor também parece que sabe disso. “Vamos terminar o ano zerado para começar outra dívida, até ganhar na loteria e ficar rico”, brinca o gráfico Robson de Souza. window.google_render_ad();
Nenhum comentário:
Postar um comentário