Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Obama forma equipes de avaliação para enfrentar burocracia e montar governo

Time de 450 pessoas percorrerá cem departamentos
em busca de dados.Crescem especulações sobre nomes
que vão formar a equipe de governo.
O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou várias equipes de avaliadores para examinar toda a burocracia do governo americano, com o objetivo de mudar rapidamente o rumo do país a partir de 20 de janeiro.

A equipe de transição de 450 pessoas de Obama percorrerá mais de 100 departamentos e agências, compilando dados para adotar novas políticas assim que o novo presidente assumir o poder.

Especulações

Na semana passada, Obama declarou, durante a primeira entrevista coletiva como presidente eleito, que vai agir rápido para cobrir os postos do gabinete.

Entre os nomes citados pela imprensa como possíveis secretários de Estado de Obama figuram o ex-candidato a presidência John Kerry e o governador do Novo México, Bill Richardson.

Além disso, a imprensa especula que Obama pode manter no cargo o atual secretário de Defesa, Robert Gates. Porém, até agora a única designação oficial foi a de Rahm Emanuel como chefe de Gabinete.

Já o jornal "Washington Post" informa que o atual diretor da Inteligência Nacional e o diretor da CIA serão substituídos quando Obama assumir a presidência dos Estados Unidos.

Os democratas são contrários a manter em seus cargos o atual diretor da Inteligência Nacional, Mike McConnell, e o diretor da Agência Central de Inteligência, Michael Hayden, indica o jornal, citando fontes não identificadas.

O motivo: ambos apoiaram publicamente algumas das políticas mais controversas do governo de George W. Bush, como a utilização de métodos agressivos de interrogatório de suspeitos de terrorismo e as escutas telefônicas.

Um legislador democrata que integra a comissão de inteligência do Senado afirmou ao Post que há um "consenso" para afastar os dois funcionários.

Entre os nombres cogitados para substituí-los estão o do senador republicano Chuck Hagel e o ex-funcionário da CIA John Brennan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário