Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Equipes de salvamento trabalham no resgate em SC

Uma legião de voluntários, bombeiros, policiais e
homens do Exército trabalha sem parar na tentativa de
socorrer as pessoas isoladas e encontrar vítimas soterradas.
Segundo a Defesa Civil, são 78.700 desabrigados em todo o estado. Dezenove pessoas continuam desaparecidas. A Vigilância Sanitária está alertando as pessoas para não consumirem alimentos atingidos pela enchente, por causa do risco de doenças.
Bombeiros trabalham à exaustão para atender as famílias atingidas por barreiras e inundações. Equipes inteiras viram noites; muitos estão praticamente sem dormir desde o fim-de-semana. “A ânsia, a vontade de ajudar motiva”, explica o bombeiro José Maurício Rodena.
Muitos deles trabalham enquanto as próprias famílias estão desabrigadas. Em Itajaí, por exemplo, as casas de metade dos bombeiros ficaram alagadas. “É uma situação muito dolorosa, bombeiro que perdeu tudo ter que socorrer as pessoas”, diz o subcomandante coronel José Cordeiro Neto.
A Central de Operações dos bombeiros recebe donativos a todo hora, mas a solidariedade enfrenta barreiras – montanhas de terra que impedem as equipes de resgate de levar água potável e comida a todos os atingidos.
O grande desafio dos bombeiros é abrir caminho para que as vítimas recebam ajuda. Eles tentam encontrar alternativas para chegar aos locais ainda isolados ou com acesso difícil; muitas pessoas estão há dias sem assistência. “Em determinadas situações, os bombeiros caminham pelo menos seis horas e encontram pessoas que em 48 horas não consumiram água ou alimentos, muitas delas feridas”, conta o coronel Cordeiro Neto.
Anda falta comida e água potável em muitas comunidades. Para a dona de casa Andréia Feler, a maior preocupação é a assistência médica para o filho hemofílico; a família está isolada desde sexta-feira. “Só a mãe de outro hemofílico entende o que eu estou passando, não dá nem pra dormir”, ela diz. “A vontade que a gente tem é sair cavando para tentar sair, mas é muito barro, é muito longe”.
Em outras cidades, o drama se repete. Uma família que esperava por socorro desde sábado não pôde ser resgatada porque o helicóptero já estava lotado.
No interior dos municípios de Canelinha, São João Batista, Nova Trento e Major Gercino, na Grande Florianópolis, máquinas vasculham escombros e trabalham para liberar as rodovias.
Uma imensa rachadura bloqueia a SC 411, entre Tijucas e Canelinha. Outras sete estradas estaduais estão interditadas.
A BR 101 continua fechada na cidade de Palhoça. No Vale do Itajaí, a BR 470, também está bloqueada em Gaspar. A BR 282, que dá acesso a serra catarinense, funciona com meia pista.
Como ajudar as vítimas dos temporais em SC
A Defesa Civil de Santa Catarina abriu contas bancárias para receber doações em dinheiro para ajudar vítimas da chuva.
São aceitas doações de qualquer quantia nas contas:Banco do Brasil Agência: 3582-3 Conta corrente: 80.000-7 Besc Agência: 068-0 Conta Corrente: 80.000-0 Bradesco S/A Agência: 0348-4 - Conta Corrente: 160.000-1

Titular das contas (pessoa jurídica): Fundo Estadual de Defesa Civil CNPJ: 04.426.883/0001-57
Doações de alimentos e roupas Segundo as autoridades de Santa Catarina, há necessidade principalmente de alimentos não-perecíveis, produtos de limpeza, colchões, cobertores e travesseiros em bom estado. Quem quiser doar deve procurar as prefeituras dos municípios prejudicados pelas cheias e deslizamentos. Entidades públicas e privadas também estão promovendo campanhas e recolhendo material em vários estados.
Informe-se sobre postos de coleta na Defesa Civil do seu estado.

CEDEC/RS - Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Rio Grande do Sul www.defesacivil.rs.gov.br Fone: (51) 3210 4219

DEDC/SC - Diretoria Estadual de Defesa Civil de Santa Catarina www.defesacivil.sc.gov.br Fone: (48) 4009 9816

CEDEC/PR - Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná www.pr.gov.br/defesacivil

SEDEC/RJ - Secretaria de Estado da Defesa Civil do Rio de Janeiro www.defesacivil.rj.gov.br

CEDEC/SP - Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo www.defesacivil.sp.gov.br Fone: (11) 2193-8888

CEDEC/MG - Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais www.defesacivil.mg.gov.br Fone: (31) 3236-2111

CEDEC/ES - Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Espírito Santo www.defesacivil.es.gov.br Fone: (27) 3137-4441

SIDEC/DF - Sistema de Defesa Civil do Distrito Federal www.defesacivil.df.gov.br

CEDEC/MS - Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul www.defesacivil.ms.gov.br Fone: (67) 3318.1078

Nenhum comentário:

Postar um comentário