Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Abaixo a Repressão: Liberdade para os sem-terra presos no Piauí!

MANIFESTO TODAS AS ENTIDADES SOCIAIS

Os trabalhadores sem-terra, organizados em torno do Movimento Resistência Camponesa, interditaram na manhã da última sexta-feira (21), a BR 316, no Km 23, nas proximidades do município de Demerval Lobão.

O movimento encampado por cerca de 41 famílias do acampamento Salitre Chileno, tem como objetivo provocar a abertura de um canal de negociação com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária INCRA), acerca da desocupação da Fazenda Buriti (993 hectares), vizinha ao acampamento onde os manifestantes residem.

Os manifestantes fizeram uma barricada queimando troncos de árvores no meio da pista e bloqueando a passagem de veículos, provocando um engarrafamento de aproximadamente 10 Km. No final da tarde, uma tropa de choque da Polícia Rodoviária chegou ao local e deu início a uma ação repressiva desumana e violenta, que começou com um jogo de palavras ofensivas às famílias, quando as mesmas já haviam desobstruído a BR e seguiam para seus barracos. Depois, os policiais começaram a bater nos manifestantes, envolvendo crianças, mulheres e idosos.

Por fim, sob alegação de tentativa de homicídio a um aposentado da Polícia Rodoviária, prenderam duas lideranças do Movimento Resistência Camponesa, Givanildo de Silveira e Romualdo Lopes de Sousa – "Brasil". O curioso é que não encontraram qualquer arma no assentamento.

DIANTE DESSE JOGO MARCADO ENTRE OS LATIFUNDIÁRIOS E O PODER JUDICIÁRIO, o governo do Estado do Piauí está mantendo dois presos políticos em suas cadeias. Assim, chamamos a TODAS ENTIDADES DO MOVIMENTO SOCIAL a mandarem seus protestos e suas exigências de LIBERDADE a JOSÉ ROMUALDO LOPES DE SOUSA E GIVANILDO DE SILVEIRA.

Mandem seus protestos E EXIGÊNCIAS para:

GABINETE DO GOVERNADOR

JOSÉ WELLINGTON BARROSO DE ARAÚJO DIAS

Endereço: Palácio de Karnak - Av. Antonino Freire, 1450 - Centro

CEP: 64.001-040 - Teresina - PI

Telefone: (86) 3221 3479 e 3221 5001

Fax: (86) 3226 8361 - e-mail: governador@pi.gov.br

________

Presidência do Tribunal de Justiça do Piauí

Desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar

Pça Des. Edgard Nogueira s/n, Centro Cívico, CEP 64000-830 -

Teresina-PI. Tel: (86) 3216-7412/7440/7443 - FAX: (86) 3216-7401

_____________

Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí

Desembargadora Rosimar Leite Carneiro

Pça Des. Edgard Nogueira s/n, Centro Cívico, CEP 64000-830 -

Teresina-PI.

Tel: (86) 3216-7412/7440/7443 - FAX: 3215-7420 - Corregedoria

_____________________________

*POR JEFERSON LEITE:

Diante dos fatos em que nosso Estado a cada dia é denunciado por abuso da força policial, com seus comandantes/generais da repressão, devemos denunciar de forma constante aos grandes meios de comunicação de nível nacional, os de nível local encontram-se sob a tutela do governo do Estado.

É um governo que não respeita as leis dos direitos humanos e movimentos sociais, não é o que temos visto ultimamente, varias são as denuncias da OAB e outras entidades, e inclusive da própria coordenação dos direitos humanos de seu governo; a que se deve esta omissão, seria seu compromisso com a aristocracia burguesa( comerciantes, empresários e coronéis e detentores de poderes de política local em determinadas regiões).?

O governo quer tomar decisões pela opinião pública, onde a mesma é em grande parte ignorante e não sabe de seus direitos coletivos e fundamentais. " um líder deve conduzir e informar seu povo e não ser conduzido por ele, porque o povo pode errar, mas seus governantes não."(Jeferson Leite).

Portanto, se você acha que o governador apóia a prática de tortura, faça seu comentário e envie seu email para toda a imprensa e congresso nacional.

*Dentista, bancário e militante do movimento sindical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário