RECITAL − Música para ouvir e aprender. Essa é a proposta dos músicos da Orquestra Sinfônica de Teresina que realizam na última sexta-feira de cada mês um recital didático com o objetivo de aproximar a comunidade da música erudita. O próximo concerto acontece nesta sexta, dia 27, às 16h, no auditório da Escola de Música, na Central de Artesanato Mestre Dezinho, com entrada franca.
Segundo o maestro Aurélio Melo, as apresentações fazem parte da programação que a Orquestra elabora para o ano inteiro. “Nos recitais pretendemos mostrar ao público a estrutura de uma orquestra, os instrumentos e como funcionam os ensaios e apresentações. Além disso, visamos divulgar a música instrumental erudita e estimular a formação de platéia que aprecie concertos e apresentações desse estilo musical.”, explica Melo.
O recital é dividido em apresentações de grupos formados dentro da orquestra (duos, trios, quartetos, quintetos etc.) que executam música de câmara. De acordo com o clarinetista da OST e organizador do evento, Wilker Marques, nesta edição do recital didático serão tocadas obras de compositores brasileiros, especialmente os de música clássica como Villa-Lobos e Carlos Gomes. Serão apresentados também alguns autores de música popular com arranjos camerísticos, como Sivuca, Rafael Rabelo e Tom Jobim. “Já que estamos enfocando compositores brasileiros, alguns grupos executarão também músicas piauienses de compositores como Antonio Marques, Aurélio Melo, Raymundo Pereira, dentre outros”, explica o organizador do recital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário