O relatório divulgado na última terça-feira pela Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI) do Sistema Carcerário revelou que o Piauí tem o 9º pior estabelecimento prisional do país. A Casa de Custódia foi citada entre os dez piores presídios do Brasil no ranking elaborado após as visitas da CPI nos Estados.
Foram levados em consideração os critérios de superlotação, insalubridade, arquitetura prisional, ressocialização através do estando e do trabalho, assistência médica e maus tratos.Na visita ao Piauí, os deputados ouviram reclamações dos presos sobre a lotação excessiva nas celas. Os detentos também criticaram a demora da Justiça nos julgamentos.
Apesar de trazer esse dado negativo para o Estado, a CPI do Sistema Carcerário também mostrou que o Piauí também tem uma das melhores unidades penais. A lista conceituou a creche da Penitenciária Feminina como a 10º melhor do país.
O relatório final da comissão deverá ser votado nesta quarta-feira e vai pedir o indiciamento de três agentes penitenciários do Piauí e do ex-diretor da Casa de Custódia, o tenente Ancelmo Luís Portela e Silva.
No ranking das piores unidades prisionais estão, nesta ordem. O Presídio Central de Porto Alegre/RS; Colônia Agrícola de Campo Grande/MS; Distrito de Contagem, BH e Delegacias de Valparaíso, Goiás; 52º DP, em Nova Iguaçu e 53º DP, em Caxias, no Rio de Janeiro; Presido Lemos de Brito, em Salvador, Bahia; Vicente Pirangibe,no Rio de Janeiro, Presídio Aníbal Bruno, em Recife/ PE e Penitenciária Masculina Dr.José Mário Alves da Silva, o “URSO BRANCO”, de Porto Velho, Rondônia; Centro de Detenção Provisória de Pinheiros – SP; Instituto Masculino Paulo Sarasate – Fortaleza/Ceará; Penitencária Feminina Bom Pastor – Pernambuco; Penitenciária Feminina de Santa Catarina; Casa de Custódia Masculina do Piauí; Casa de Detenção Masculina SEJUC, Maranhão .
Nenhum comentário:
Postar um comentário