Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Lavando a roupa suja: Elmano Férrer e Ribamar Torres rebatem as acusações de W. Bonfim, revelando as mazelas que eles praticaram juntos na PMT

O prefeito Elmano Férrer (PTB) e o secretário municipal de Educação, José Ribamar Torres, asseguraram ontem que não existe desmonte na educação gerida pela Prefeitura de Teresina. Elmano lembra que foram climatizadas 82 das 302 escolas da rede pública municipal de Teresina e, para isso, foi preciso instalar forro nas unidades escolares para a implantação dos aparelhos de ar-condicionado, que dá qualidade de vida, conforto e maior concentração aos alunos e professores em uma cidade de altas temperaturas com Teresina. Elmano falou que foram feitas reformas em 40 escolas. “Eu nunca tinha ouvido falar que a educação de Teresina está sendo desmontada. Pelo contrário, a educação de Teresina é uma referência. Para comandar a educação de Teresina, eu chamei um doutor, também da universidade, um grande especialista em educação”, declarou Elmano.
Ele afirmou que quando assumiu a Prefeitura de Teresina foi obrigado a afastar 1.700 servidores terceirizados porque foram contratados sem concurso e o Ministério Público do Trabalho (MPT) fez Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB) para afastá-los. Ele lembra que apenas para os 1.700 servidores terceirizados, a Prefeitura de Teresina teve que pagar R$ 5,2 milhões e foi descoberto que ainda existem mais servidores terceirizados contratados por duas fundações, o que vai aumentar mais ainda o valor das indenizações. “Será por isso que estão falando em desmonte da educação? Não pode ser porque foi o Ministério Público do Trabalho que determinou porque considerou que as contratações foram feitas de foram irregular”, declarou Elmano.
O secretário José Ribamar Torres afirmou que a atual administração encontrou professores leigos e estagiários terceirizados ministrando aulas nas escolas públicas municipais. Ele afirmou que os professores leigos, estagiários e terceirizados encontrados quando assumiu a Secretaria Municipal de Educação representavam 40% do pessoal efetivo da instituição. Ele lembra que as escolas estavam funcionando com estagiários, que não podem ser professores, mas auxiliares dos professores porque ainda não têm a formação completa. “Estagiários e terceirizados estavam atuando nas atividades fins da educação, o que não é regular”, disse.
“Concursados não eram chamados”, diz José Ribamar
O secretário municipal de Educação, José Ribamar Torres, afirmou que a atual gestão manteve os programas de qualidade e os ampliou como os convênios de qualificação de professores assinados com as universidades de Nova York (EUA), Lisboa (Portugal) e Japão. Ele lembra que a Secretaria Municipal de Educação chamou professores concursados em 2009. Foram convocados 190 no ano passado e 161 neste ano. “Os professores concursados não eram chamados”, diz.
Torres afirmou que quando assumiu encontrou escolas públicas municipais sem refeitórios, sem bibliotecas e salas de repouso para professores nos colégios que têm o contraturno. “Encontramos escolas sem cadeiras”, falou o professor José Ribamar Torres. Acrescentou que 20 escolas da rede municipal de Teresina estavam com notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) abaixo da média recomendada pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura).
O secretário José Ribamar Torres afirmou que não basta as escolas da rede municipal de Teresina obterem uma nota média boa porque é importante e necessário que todas as escolas tenham notas boas. “Administrar pela média é fácil porque se concentra melhorias em algumas escolas para que tenham notas boas, garantam uma média boa e outras escolas continuam com notas baixas. 100% das escolas têm que ser boas e não apenas uma parte. Nós queremos que o ensino de qualidade seja desenvolvido em 100% das escolas públicas municipais de Teresina”, falou José Ribamar Torres. (E.R.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário