Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Elmano Férrer passa rasteira na direção do SINDSERM

O Prefeito de Teresina enviou para a Câmara Municipal
mensagem de reajuste salarial dos servidores municipais,
sem apresentar proposta à direção do Sindicato
Quem compareceu à concentração dos(as) servidores(as) municipais, realizada na manhã desta segunda-feira(16), na frente da Câmara Municipal, pôde presenciar o "chororô" de alguns diretores do SINDSERM, alegando uma quebra de acordo por parte do Prefeito de Teresina.
De acordo com os discursos proferidos, Elmano Férrer "não cumpriu com sua palavra", de enviar a mensagem de reajuste salarial para aprovação dos vereadores, somente depois de apresentá-la para a comissão de negociação.
As lamentações serviram para justificar a troca de cordialidades entre o secretariado do prefeito e os dirigentes sindicais, outrora tão radicais.
Nessa greve fatos estranhos têm acontecido todos os dias, um deles foi a participação do secretário municipal de educação no ENCONTRO DE PEDAGOGOS(AS), a convite da direção do sindicato, em plena greve, talvez por essa gentileza o Secretário tenha se sentido à vontade para cumprimentar os grevistas durante ato realizado na frente o Palácio da Cidade, na última quinta-feira (12) .
Outro fato estranho é o comportamento dos atuais diretores do Sindicato, "militantes de esquerda" que, nas gestões anteriores defendiam "com unhas e dentes" invasões e acampamentos em órgãos públicos (Palácio da Cidade, SEMEC e Câmara Municipal), logo no início do movimento, agora que conduzem a luta têm evitado falar sobre o assunto e, quando alguém apresenta a proposta, eles se fazem de surdos nem sequer consultam a categoria. Limitam-se a apenas às passeatas e festas (já realizaram duas nesse curto espaço de tempo).
Festa dos 22 anos de luta, realizada em 18/04
Ato cultural denominado FESTA DAS GREVES, realizado em 13/05
Além disso, é de se estranhar a ausência de ações arrojadas, como os famosos piquetes, com correntes e cadeados, bem como os jatos de formol, a fim de forçar a paralisação dos demais servidores(as) que se encontram trabalhando nos diversos locais de trabalho. Cadê as pichações na cidade? Tudo está tão civilizado que dá até pra desconfiar. Os dirigentes radicais de antes, se comportam hoje de forma muito comedida, exaltando sempre a Assessoria Jurídica do Sindicato. Quem os viu e quem os vê, não os reconhece mais.
Um outro fato estranho dessa greve foi a matéria seguinte postada no blog do SINDSERM:
A postagem é estranha, a começar pelo subtítulo que diz: "A VERDADE DÓI, FORÇAS ESTRANHAS MANDAM TIRAR E RASGAR OUTDOORS QUE REVELAM A RELAÇÃO ÍNTIMA EXISTENTE ENTRE O PODER MUNICIPAL E OS GRANDES EMPRESÁRIOS PAGOS PELO SINDSERM". O que é isso? A incompetência é tão grande que passa a idéia de que o SINDSERM tem pago grandes empresários. Na realidade, com excessão da charge, esse outdoor nada denuncia, apenas dá publicidade a alguns pontos da nossa pauta de reivindicações.
Numa tentativa de valorizarem seus feitos, eles escrevem: "O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDSERM) espalhou por toda a cidade de Teresina outdoors mostrando a relação de subserviência entre a PMT e os grandes empresários. Por falar a verdade, a mensagem causou alvoroço inclusive no meio jornalístico" e o presidente acrescenta. "Eu recebi um telefonema de uma jornalista de um grande jornal da cidade indignada com a mensagem."
A postagem ignora - talvez de propósito - os "22 anos de luta" do SINDSERM. O que há de inédito nisso? colocar outdoors na cidade denunciando desmandos do prefeitos? A história atesta o contrário. E o que há de revolucionário nesses outdoors? Divulgar pauta? Na verdade, ao longo longo desses 22 anos de existência, o SINDSERM nunca tinha realizado uma greve tão "água com açúcar" (garapa). Imaginava-se que os "revolucionários" de outrora, ao assumirem o comando do Sindicato, fossem capazes de ações mais corajosas. Estou decepcionada! Me preparei para guerrear, estou tendo que me conformar em ver o esforço do Gomes Brasil, tentando insuflar as massas com seus improvisos, e a assistir algumas palhaçadas sem graça, daqueles que hoje usam suas verdadeiras aspirações políticas como fantasias, para enganar alguns tolos.
Esta greve só está acontecendo por dois motivos:
1º - Existia uma demanda reprimida na categoria. A gestão passada que, nem assembléias realizava, preparou, sem querer, o espírito dos(as) servidores(as) para essa greve.
2º - A nova diretoria do SINDSERM, favorecida pelas fraudes eleitorais da direção anterior, precisava se firmar e fazer uma campanha positiva em seu favor, ou seja garantir sua permanência à frente do Sindicato e, para isso, seria necessário popularizar-se.
Nesse sentido, a greve tem sido providencial, prova disso é a personalização do material distribuído, onde a divulgação do "BASE EM AÇÂO", recebe um destaque maior do que o próprio nome do Sindicato. Basta acessar o site do SINDSERM e observar também todo o material impresso, tais como, jornais, cartazes, panfletos, camisetas, adesivos, faixas, banners e outdoors.
Chega de tanto barulho e pouca ação. Tem horas que eu fico a me perguntar: será verdade o que eu tenho presenciado? ou é tudo fruto da minha imaginação?
Todos esses fatos, inclusive, a lamúria pela quebra de acordo por parte do Prefeito colocam em "xeque" a atual diretoria do SINDSERM. Está na hora de sair das divagações e partir para a luta. Sairemos dessa "greve" conformados com esse mísero reajuste de 7%? O que mudou?
A categoria pede pra acampar e a direção do Sindicato diz: "vou não, quero não, posso não, o prefeito não deixa não..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário