Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

1/3 de toda a comida produzida no mundo é desperdiçado

1,3 bilhão de toneladas de alimentos produzidos para o consumo humano são desperdiçadis anualmente, segundo aponta um novo estudo divulgado nesta quarta-feira (11) pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O número equivale a cerca de ⅓ de tudo o que é produzido, e a quantidade desperdiçada é semelhante tanto para países desenvolvidos - desperdiçam apenas um pouco mais - quanto para nações em desenvolvimento.
A pesquisa da FAO, entitulada Global Food Losses and Food Waste (Perdas e Desperdício de Alimentos no Mundo), foi encomendada pelo instituto sueco de alimentos e biotecnologia (SIK). O estudo faz uma diferenciação entre perdas de alimentos (que podem acontecer nas fases de produção, colheita ou processamento) e desperdício, um problema mais presente nos países industrializados, causado na maioria dos casos tanto pelo comércio no varejo como por consumidores que jogam mantimentos ainda comestíveis no lixo.
"A produção total de alimentos per capita para o consumo humano se situa em cerca de 900 quilos anuais nos países ricos, mais do que o dobro dos 460 quilos produzidos nas regiões mais pobres", afirma a FAO na nota.
O número do desperdício, nos países industrializados, é de 670 milhões de toneladas, enquanto que nos países em desenvolvimento fica um pouco abaixo, nos 630 milhões de toneladas. Quando considerado só o desperdício feito pelos consumidores, ao jogar fora alimentos ainda próprios para o consumo, o número se aproxima de toda a produção líquida da África Subsaariana - são 222 milhões de toneladas desperdiçadas pelos ricos e 230 milhões produzidas pelos africanos.
"Nos países em desenvolvimento, 40% das perdas ocorre nas fases de pós-colheita e processamento, enquanto nos países industrializados mais de 40% das perdas se dá no nível das vendas a varejo e do consumidor", diz a nota.
O número equivale a 1,3 bilhão de toneladas de alimentos que são jogados fora anualmente. O número do desperdício, nos países industrializados, é de 670 milhões de toneladas, enquanto que nos países em desenvolvimento fica um pouco abaixo, nos 630 milhões de toneladas
Frutas e hortaliças, assim como raízes e tubérculos, são os alimentos mais desperdiçados, e a quantidade de mantimentos que se perde ou desperdiça a cada ano equivale a mais da metade da colheita mundial de cereais (2,3 bilhões de toneladas em 2009-2010).
"Em nível da venda a varejo também se desperdiçam grandes quantidades de alimentos devido às normas de qualidade que dão excessiva importância à aparência. As pesquisas indicam que os consumidores estão dispostos a comprar produtos que não cumpram as exigências de aparência caso não sejam nocivos e tenham um bom sabor", afirma a agência das Nações Unidas.
A FAO aposta ainda pela educação nas escolas e iniciativas políticas que mudem a atitude dos consumidores nos países ricos, para que planejem de forma mais adequada suas compras de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário