Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

sábado, 11 de agosto de 2012

A GOVERNABILIDADE QUE LEVOU AO MENSALÃO

Ivan Valente


Não poderia deixar, Sr. Presidente, de marcar a posição do Partido Socialismo e Liberdade em relação ao julgamento da Ação Penal nº 470 sobre o chamado mensalão.

Nós temos posição sobre isso, inclusive como ex-petistas e como participantes de um processo político nesta Casa que investigou o processo. Quero dizer que as provas arrecadadas se mostraram condizentes com a existência, sim, do mensalão, que revelou ainda a dinâmica de utilização de recursos públicos para a compra de aliados.

Não é o primeiro escândalo de corrupção, como o círculo midiático montado está mostrando, nem dá para dizer se é o maior ou o menor escândalo, porque houve muitos outros escândalos, desde o regime militar, Governo Sarney, cassação de Collor de Mello, venda das estatais, da Vale, compra de votos no Governo Fernando Henrique Cardoso e o mensalão também. Tudo isso está baseado numa relação estabelecida de governabilidade.

A verdade é que o Governo do PT e do Presidente Lula quis um tipo de governabilidade que realmente levou o partido, que tinha historicamente defendido a ética na política, a ficar exposto à sociedade não só pelas relações de compra de voto, mas também através de emendas parlamentares, cargos no Governo e transações incompatíveis com o que se deve fazer com o dinheiro público, através de bancos, de empréstimos e de doação direta a partidos políticos da base do Governo. E é fácil constatar isso, porque presidentes de partidos que são réus no escândalo do mensalão presidem o PTB e o PR até hoje. Como se explica isso? Sabem da lista dos que receberam recursos, inclusive.

Então, Sr. Presidente, é evidente que nós temos que repudiar tudo isso e dizer o que houve, de verdade: em nome de uma governabilidade, rebaixou-se o programa do partido, fizeram-se alianças espúrias, negociou-se com o capital financeiro, para governar a todo custo, e está-se pagando um preço alto por isso. Porque isso aí também é a negação da política; isso aí também é uma atitude antirrepublicana, é o desgaste da política como atividade nobre em nosso País.

Nós, do PSOL, queremos dizer que é preciso repudiar isso. E que o julgamento seja feito em cima de fatos, que seja feito em cima dos autos do processo. Por isso o nosso partido convoca aque se governe com as forças populares.

Quero deixar, então, a nota na íntegra do PSOL, assinada pelo Partido Socialismo e Liberdade, sobre o mensalão.

Obrigado, Sr. Presidente.

Ivan Valente
Deputado Federal PSOL/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário