Há poucas horas do início do III Congresso dos Servidores Municipais, nós diretores abaixo assinados, vimos a público convocar a categoria a participar do Congresso para podermos elaborarmos um plano de lutas da categoria, para enfrentar a conjuntura adversa para os trabalhadores, representada pela eleição de Firmino Filho.
Ao mesmo tempo, o III Conserm deve reafirmar a autonomia de nossa entidade frente a governos e partidos. O aparelhismo e o personalismo são pragas extremamente prejudiciais á luta da classe trabalhadora. A direção do Sindserm é composta por diversas correntes de opinião que, infelizmente, diariamente são desprezadas e desrespeitadas pela prática hegemonista e aparelhista dos militantes do PSTU, que querem transformar o sindicato em um quintal do seu partido político.
O III Conserm deveria ter como centro tirar o plano de lutas que unificassem todos os trabalhadores e trabalhadoras na luta por valorização salarial, carreira, combate a terceirização e a criminalização dos movimentos.
Infelizmente, o que vemos no dia a dia é o presidente do sindicato, professor Sinésio, tentando de todas as formas impedir que o congresso tenha uma construção coletiva. A programação, composição de mesas, os trabalhos de assessoramento são definidos pelos militantes do PSTU; nem a confecção do Caderno de Teses passou pela Comissão responsável. Nem mesmo a política de oferta de creche às mães delegadas foi discutida pelas mulheres da direção.
Os membros da base, que foram escolhidos em assembleia para participar da comissão Organizadora do congresso foram ignorados e nunca foram chamados para discutir a organização do Conserm.
Não podemos deixar que apenas um setor do sindicato, ligado ao PSTU - Conlutas, tente subjugar toda uma categoria aos interesses de um partido, que tem como único objetivo fortalecer um embrião de uma central, que funciona apenas em prol do interesse partidário.
O sindicato não tem dono e nem filiação partidária. Exigimos respeito a categoria!
Todos ao III CONSERM!
PELA CONSTRUÇÂO DE UM PLANO DE LUTAS QUE CONTEMPLE TODAS AS REIVINDICAÇÔES DOS SERVIDORES!
PELA INDEPENDÊNCIA FRENTE AOS GOVERNOS E PATRÕES!
PELA AUTONOMIA DA ENTIDADE FRENTE A PARTIDOS E OUTRAS ORGANIZAÇÕES!
Albetiza Moreira
Lourdes Melo
Osmarina Lopes
Osmarina Moura
Francisco José (Chiquinho)
Ana Brito
Zilton Duarte
Maria de Jesus
Ana Cristina Veras
Nenhum comentário:
Postar um comentário