Por: José Professor Pachêco
(Advogado e Professor)
ELMANO X FIRMINO |
I - LIGAÇÃO COM GRUPOS ECONÔMICOS:
Os dois candidatos, Elmano Ferrer e Firmino Filho, são legítimos representantes de grupos econômicos locais. Enquanto, do lado de Elmano está um bloco econômico liderado pelo Grupo Claudino, do lado de Firmino – que é empresário e filho de empresário (MAPIL) – estão os Tajras (JET, J
ELTA), o Grupo ASSIS FORTES e outros.
Vale lembrar que, nos últimos 16 anos todos esses grupos estiveram unidos apoiando Firmino (97 - 2000; 2001 – 2004) e Sílvio Mendes (2005 – 2008; 2009 – 2010). Foi exatamente em decorrência dessa união dos grupos econômicos que Elmano Ferrer se tornou Vice de Sílvio Mendes.
A novidade é que agora eles racharam. Entretanto, os dois representam o mesmo projeto (de ricos e poderosos). A disputa é apenas pela gerência.
II -APOIO DOS GRUPOS POLÍTICOS:
II -APOIO DOS GRUPOS POLÍTICOS:
GOVERNADOR E EX-GOVERNADORES: Elmano Ferrer tem apoio de Wellington Dias e do atual Wilson Martins. Esses dois representam a maior parte do bloco de poder, que governa o Piauí desde 2003. Firmino Filho tem apoio de Hugo Napoleão e Freitas Neto (Já ouvi dizer que Mão Santa teria aparecido em reuniões de bairros,
mas não pude confirmar a informação). Esses representam o bloco que governou o Piauí nas décadas anteriores.
PRESIDENTE E EX-PRESIDENTES: Elmano é apoiado por Dilma e Lula. Firmino recebe apoio de Fernando Henrique Cardoso.
PREFEITO E EX-PREFEITOS: Elmano é prefeito (02 anos de mandato), candidato a re-eleição e não recebe apoio de nenhum ex-prefeito de Teresina. Firmino já foi prefeito (08 anos) e conta com apoio de todos os ex-prefeitos vivos: Sílvio Mendes, Chico Gerardo, Heráclito Fortes, Freitas Neto e Jesus Tajra.
Na verdade, os dois candidatos são “irmãos de pai e mãe”, gestados e paridos pelos mesmos grupos políticos e econômicos.
Os dois são tão parecidos que houve racha também nos grupos políticos de apoio. Vejamos exemplos: O PSB (de Wilson Martins) apoia Elmano, mas seu candidato a prefeito (Beto Rego) apóia Firmino Filho. O PC do B apóia Elmano, mas Robert Rios, Lázaro do Piauí e (pasmem) Anselmo Dias apoiam Firmino. Do PT – que também apoia Elmano -, vazou a informação de que Fabio Novo (deputado e Presidente Estadual), Jesus Rodrigues (deputado federal) e outras destacadas figuras, como Oscar de Barros, defenderam apoio a Firmino.
Daí, reitero: a disputa é somente para saber quem será, nos próximos 04 anos, o gerente dos interesses do Capital, na Prefeitura de Teresina.
Por sua vez, o povo figura apenas como “massa de manobra”, levada a pensar que eles são adversários (ou mesmo inimigos).
Coisas do tipo: “não aceitamos blocão”; “eu sou o candidato dos pobres”; “ele tem preferência pelos ricos”; “nós priorizamos o social” são apenas estratégias de marketing.
Afinal, eles sabem que vencerá quem mentir mais e melhor!
COMENTÁRIOS DE JANETE FREITAS:
1 - Perfeita essa retrospectiva e análise de Jose Professor Pacheco! Contudo, ainda há que se perguntar acerca da atuação de Elmano Férrer como vice-prefeito de Teresina: parece que ele faz questão de esquecer essa longa passagem pela PMT. Foram 8 anos compactuando, talvez omitindo-se, com as mazelas praticadas pelo PSDB. Quer dizer que só contam os dois anos como prefeito? O que fez esse homem que agora diz não ter "projetos pessoais" e sim "um grande projeto pra Teresina", durante o seu mandato de vice-prefeito? Ele não disse nada, não viu nada, não soube de nada e se disserem o contrário, ele nega!
2 - A grande novidade dessa briga, é que um dos lado tem a BÊNÇÃO OFICIAL DO PT (DILMA E MINISTROS + LULA E CIA LTDA.); ou seja, entre os iguais, o PT - "mais sujo do que pau de galinheiro"-, resolveu tomar partido.
POR TUDO ISSO, NULO NELES!
Nenhum comentário:
Postar um comentário