Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

STF julga mensação; 20º dia: Cúpula do Banco Rural é condenada; Ayanna é absolvida



Os ministros consideraram irregulares os empréstimos concedidos pelo banco às agências do publicitário Marcos Valério e ao PT. No entendimento da acusação, os valores abasteciam o esquema de compra de apoio político no Congresso.

Todos os ministros votaram pela condenação de Kátia, ex-presidente do Banco Rural, mesmo caso de José Roberto Salgado, ex-vice-presidente.

Quanto a Samarane, ex-diretor, apenas dois ministros votaram pela a absolvição – Marco Aurélio e Ricardo Lewandowski. Os três foram condenados por gestão fraudulenta. Dois ministros, entretanto – incluindo o relator do processo, Joaquim Barbosa – adiantaram que a pena imposta a Samarane será menor. Em linhas gerais, os magistrados entenderam que eles não tinham influência nas decisões da instituição.

A ex-vice-presidente Ayanna Tenório foi inocentada por nove ministros – apenas o relator Joaquim Barbosa votou por sua condenação.

Com a sessão desta quinta, o Supremo concluiu o julgamento do chamado núcleo financeiro. Na sequência, deve começar a votação que avaliará o caminho do dinheiro, que, segundo o Ministério Público, foi “lavado” para depois comprar apoio político.

O julgamento será retomado na segunda-feira, 10, com a leitura do ministro Joaquim Barbosa sobre o item 4 da denúncia, que trata de lavagem de dinheiro.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário