Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

terça-feira, 1 de maio de 2012

1º DE MAIO: DIA DO TRABALHO E DO(A) TRABALHADOR(A)



"É muito comum, hoje em dia, escutar as seguintes frases: “O trabalho dignifica o homem”; “Quem não trabalha é vagabundo”, etc. Mas não foi sempre assim.

“Trabalho” vem de tripalium (latim), que era um instrumento de tortura usado pelos romanos, para obrigar os escravos a trabalhar. A idéia de sofrimento deu lugar ao termo “esforçar-se”, “lutar”, para chegar, enfim, à palavra “trabalhar”.

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 



Em 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho. Dentre as principais reivindicações estavam a redução da jornada de de 13 para 8 horas, melhores salários, descanso semanal remunerado e um período anual de férias. Nesse mesmo dia ocorreu no país uma greve geral de trabalhadores. Os conflitos com a polícia se tornaram constantes. Oito operários morreram nesses embates. Muitos trabalhadores foram presos e alguns foram enforcados depois de um julgamento injusto, em que foram acusados de liderar as manifestações que tiveram início no dia primeiro de maio."

Nenhum comentário:

Postar um comentário