Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Greve tem 90% de adesão dos professores, afirma Sindicato

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSERM), Sinésio Soares, disse, em entrevista ao Jornal do Piauí na tarde de hoje (05), que até agora não houve diálogo com a prefeitura e que os servidores seguem em greve. Segundo o sindicato, o movimento grevista tem 90% de adesão dos profissionais da educação.



O sindicato diz que está aguardando uma posição da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação para abrir as negociações.  “O fim da greve está  nas mãos do prefeito”, disse.

Questionado sobre a legitimidade da greve, Sinésio Soares, disse que não existe decisão judicial declarando a ilegalidade do movimento grevista. “Não existe essa liminar e muito menos essa história de que professor em estágio probatório não pode grevar. Pode sim, desde que não fique em casa, participe das assembléias e assine as atas das reuniões”, afirmou o presidente do SINDSERM.


A justificativa para a paralisação é de que a Prefeitura está deixando de cumprir duas leis: a eleição dos diretores das escolas e a lei 11.738 que fixa o valor de piso salarial dos professores.  Os servidores estaduais também estão em greve. “Temos um movimento unificado”.

O presidente do sindicato diz que houve um retrocesso em relação a lei que define eleições diretas para diretores. No momento, ela não está sendo cumprida e as nomeações estão sendo feitas de forma aleatória, por indicação.


“Pela lei 11.738, o salário base de um professor sem nível superior, com carga horária de 40h, deveria ser de R$ 1.937,36. No entanto, os professores recebem apenas R$ 1.187,00. Desde janeiro, esse valor não foi reajustado, como prevê também a lei”, afirmou Sinésio Soares.

O sindicalista afirma ainda que os profissionais com qualificação devem receber um reajuste salarial linear, ou seja, de acordo com a especialização. “Se somente os profissionais da base recebem reajuste, porque então vamos investir em nossa qualificação?”.


Amanhã, o SINDSERM realiza mais uma assembléia. Será às 9h no Teatro de Arena, centro de Teresina. Sinésio disse que existe uma boa adesão dos pais e dos profissionais em estágio probatório. 

Fonte: redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário