A mentira nº 01: O Agente de Saúde tem direito ao vencimento de R$ 714,00, de acordo com a Portaria do Ministério da Saúde.
A verdade: Primeiro, o recurso da Portaria do MS destina-se apenas ao programa dos ACS. A PMT se dispôs a pagar os R$ 714,00, deixando os ACEs de fora. O SINDAST garantiu o reajuste para todos (ACS e ACE). Segundo, o SINDAST fez consulta escrita ao MS e este respondeu que o dinheiro não é obrigatoriamente para salário. Terceiro, não é seguro vincular nosso reajuste a essa Portaria, pois se o MS mudar a política de financiamento ficaremos sem nenhuma referência.
A Mentira nº 02: O projeto não tem mecanismo de reajuste.
A verdade: Está na Lei: “O valor do vencimento constante neste artigo será corrigido na data-base e no mesmo percentual dos vencimentos dos servidores públicos municipais.”
A mentira nº 03: O Agente de Saúde vai perder todas as gratificações.
A verdade: INCENTIVO À PRODUÇÃO SUS permanece (para quem conseguiu judicialmente). INSALUBRIDADE permanece. PRODUTIVIDADE PACS/ENDEMIAS foi incorporada ao novo vencimento. Portanto, não há qualquer perda e todos terão ganho real.
A mentira nº 04: O SINDAST está dividindo a categoria e é contra a unidade.
A verdade: "O SINDAST foi criado para defender os Agentes de Saúde e está fazendo seu papel. Respeitamos o SINDSERM, mas não vamos deixar que nos destrua ou nos atrapalhe. A categoria conhece, reconhece e apoia nossa luta. Conquistamos na prática e na justiça nossa legitimidade e o direito de representarmos os Agentes de Saúde de Teresina. Temos alcançado muitas vitórias, mas temos a clareza de que, como um sindicato recém-nascido, temos muita coisa por fazer e muitas batalhas por travar. Queremos intensificar e melhorar nossa organização, pra continuar na luta."
Nenhum comentário:
Postar um comentário