Se você está sempre irritado, tem poucos amigos
e não está satisfeito com nada há muito tempo,
pode ser a hora de procurar uma avaliação médica.
Há momentos em que ficamos mal humorados, irritados, achando tudo muito chato. Todo mundo já passou por isso. Mas quando esses sentimentos aparecem todos os dias, pode ser sinal de uma doença: a distimia.
A distimia é uma espécie de depressão, só que mais leve, segundo o médico Táki Cordás, do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo. “Um indivíduo que vive de mau humor há anos, há muito tempo, merece uma avaliação”, ele afirma. “Em geral, é possível ter uma situação muito irritável com a família, por exemplo, mas não no trabalho ou com os amigos, por exemplo. Na distimia, essa situação aparece na grande maioria das relações da pessoa”.
A distimia é provocada por um desequilíbrio químico do nosso sistema nervoso – uma alteração da serotonina, um neurotransmissor. Esse desequilíbrio acontece por um problema genético.
Fatores ligados à vida da pessoa, como fortes traumas emocionais, podem agravar o problema e desencadear a doença. O tratamento é feito com medicação e terapia.
Um funcionário publico que não quer se identificar descobriu que tinha distimia aos 25 anos de idade, lendo uma entrevista sobre a doença. “Eu era neutro, nem gostava nem não gostava de nada. Eu era neutro em relação a tudo e a todos”, lembra.
Dez anos depois, ele leva uma vida normal, mais feliz e com mais amigos. “Foi um longo caminho até conseguir que desse certo. É lógico que a vida não pode ser boa o tempo todo, mas isso não significa que ela deva ser um peso”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário