Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ABSURDO: Aumento do piso salarial dos professores gera protestos


Os prefeitos querem mudanças e aproveitaram para pedir novo cálculo no salário mensal dos professores. Segundo eles, para pagar o novo piso.

Deu o que falar o aumento do piso nacional dos salários dos professores. Teve até reunião de prefeitos em Brasília. Eles querem mudanças. Na verdade, os prefeitos querem mais dinheiro ou não dá, segundo eles, para pagar o novo piso. Os prefeitos já aproveitaram para pedir mais: querem mudar a forma de calcular o reajuste salarial dos professores.
Prefeitos e representantes de governos estaduais participaram da manifestação. Segundo a Confederação Nacional de Municípios, eram pelo menos 700 prefeitos.
A confederação diz que 30% das prefeituras não conseguem pagar nem o piso atual e defende que a Câmara mude o cálculo do reajuste do piso salarial dos professores e que aprove o projeto que fixa o reajuste de acordo com o INPC, o índice que mede a inflação. O aumento para este ano, de 22%, vai custar R$ 7 bilhões às prefeituras.
“Tem prefeitos que estão em uma encruzilhada. Se ele cumprir, e ele está gastando hoje 52% em pessoal, está dentro dos 54% previstos, provavelmente ele vai para a 55%, 58% ou mais. Ultrapassando esse limite em final de mandato ele vai ter suas contas rejeitadas”, calcula Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios.
“O valor de R$ 1.450 é um pouco mais que dois salários-mínimos e não compete com as principais profissões que os estudantes da universidade podem escolher quando sair da universidade. Então, se a gente não valorizar o professor, não tem como resolver essa questão”, declarou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Ministério da Educação reconhece que o reajuste pode pesar para algumas prefeituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário