Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

sábado, 29 de maio de 2010

Aumentam as denúncias sobre abuso aos menores

O comitê piauiense de en-frentamento violência sexual se reunião ontem, no centro Pastoral Paulo VI, no I Encontro de Sensibilização de Jovens para o Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescente com a finalidade de discutir questões de prevenção na sociedade e junto a entidades governamentais e não governamentais que dão assistência e orientação a população para combater a exploração sexual de menores. Participaram do evento órgãos dos municípios de Teresina, Parnaíba e Picos onde adolescentes de escolas estaduais e municipais desenvolveram atividades recreativas como oficinas de rádio, argila e modelagem, colagem.
De acordo com a coordenadora do comitê do Piauí, Carla Borges, os dados revelam que nos últimos anos a quantidade de denúncias junto aos conselhos tutelares e nas delegacias vem aumento gradativamente.
Ela diz não saber se os números da violência cresceram, mas acredita que a conscien-tização da sociedade e sua participação ativa procurando as entidades responsáveis em dar suporte às vítimas, facilitaram o surgimento de políticas mais eficazes. Ela aponta ainda que a escola tem papel fundamental na prevenção dos casos, esclarecendo ao alunado o que se configura a violência sexual e onde procurar ajuda.
"Todos os órgãos que constituem a sociedade não estão ai à toa. Eles têm papel importante em levar conhecimento aos grupos que são alvo de qualquer espécie de violência ou violação de seus direitos. As secretarias estaduais de Saúde e Educação, os conselhos tutelares e o Cras dão apoio e buscam sensibilizar a sociedade nestas causas", disse Carla Borges.
"O assunto é sério e nós, que temos a oportunidade de estarmos na escola e recebemos esclarecimentos, temos o dever de levar esta mesa instrução a quem não tem esta chance. Trabalhar a temática de forma criativa facilita que a informação chegue mais rápido ao público", comentou a estudante Sara Maria.
A violência sexual se configura pela violação dos direitos sexuais, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescente em atividades sexuais impróprias à sua idade cronológica, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.
O dia 18 de maio é marcado nacionalmente pelo combate a exploração contra crianças e adolescente e este ano teve como tema "Faça Bonito". A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória (ES) um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o "Crime Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune.

Nenhum comentário:

Postar um comentário