Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

MOMENTO DE REFLEXÃO

Viver em sociedade: direito à vida
Dalmo de Abreu Dallari

A vida é necessária para que uma pessoa exista. Todos os bens de uma pessoa, o dinheiro e as coisas que ela acumulou, seu prestígio político, seu poder militar, o cargo que ocupa, sua importância na sociedade, até mesmo seus direitos, tudo isso deixa de ser importante quando acaba a vida. Tudo o que uma pessoa tem perde o valor, deixa de ter sentido, quando ela perde a vida. Por isso, pode-se dizer que a vida é o bem principal de qualquer pessoa, é o primeiro valor moral de todos os seres humanos.

Não são os homens que criam a vida. No máximo os homens são capazes de perceber que em determinadas condições, quando se juntam certos elementos, a vida começa a existir. (...).

E como não é capaz de criar a vida de um ser humano, nenhum homem deve ter o direito de matar outro ser humano, de fazer acabar a vida de outro homem. A vida não é dada pelos homens, pela sociedade ou pelo governo, e quem não é capaz de dar a vida não deve ter o direito de tirá-la.
É preciso lembrar que a vida é um bem de todas as pessoas, de todas as idades e de todas as partes do mundo. Nenhuma vida humana é diferente de outra, nenhuma vale mais, nem vale menos do que outra. E nenhum bem humano é superior à vida. Por esses motivos não é justo matar uma pessoa ou muitas pessoas para que alguns homens fiquem ricos ou mais poderosos, para satisfazer as ambições ou a intolerância de alguns, nem para que uma parte da humanidade viva com mais conforto ou imponha ao resto do mundo seu sistema de vida.
(...) a situação de pobreza em que são obrigadas a viver milhões de pessoas é um atentado contra a vida. A morte não ocorre de um momento para outro, mas essas pessoas estão morrendo rapidamente, um pouco por dia, por falta de alimentos, de assistência médica e de condições mínimas para a conservação da vida.
O mesmo acontece com os trabalhadores que são obrigados a trabalhar em condições perigosas ou muito prejudiciais à saúde. Sua vida não está sendo respeitada, pois mediante o pagamento de um salário, o empregador fica com o direito de exigir que eles arrisquem a vida constantemente ou vivam num ambiente de trabalho que apressará sua morte.
O respeito à vida de uma pessoa significa não matar essa pessoa com violência como também dar a ela a garantia de que todas as suas necessidades fundamentais serão atendidas. Toda pessoa tem necessidades materiais, as necessidades do corpo, que se não forem plenamente atendidas levarão à morte ou a uma vida incompleta, que não se realiza totalmente e que já é um começo de morte. Assim também, as pessoas têm necessidades espirituais, como a necessidade de amor, de beleza, de liberdade, de gozar respeito dos semelhantes, de ter suas crenças, de sonhar, de ter esperanças.
Todos os seres humanos têm direito de que respeitem sua vida. E só existe respeito quando a vida, além de ser mantida, pode ser vivida com dignidade.
NOSSO RESPEITO E NOSSA HOMENAGEM AOS AGENTES DE SAÚDE DE TERESINA QUE TÊM RESISTIDO BRAVAMENTE AOS ATAQUES DO PREFEITO SÍLVIO MENDES, MANTENDO-SE FIRMES NA LUTA PELO DIREITO À VIDA COM DIGNIDADE!

Um comentário: