Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Premiê do Iraque fala com Obama e elogia decisão sobre retirada de tropas

EUA devem retirar as tropas do país definitivamente até 2011.
Nouri al-Maliki disse que país está capacitado para manter a segurança.
O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, expressou ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a satisfação de seu governo com o anúncio de que a maior parte das tropas americanas no Iraque terão deixado o país em agosto de 2010. O norte-americano anunciou nesta sexta-feira (27) que a retirada definitiva das tropas deve ocorrer até o fim de 2011.
Maliki e Obama falaram sobre a retirada militar dos EUA em uma conversa por telefone, conforme revelou o assessor do governante iraquiano Yassin Majid, em declarações publicadas pelo diário local "Al-Sabah". O chefe de governo iraquiano também disse a Obama que as Forças Armadas do Iraque estão capacitadas para receber a missão de manter a segurança do país por parte das tropas da coalizão multinacional, lideradas pelos EUA.
Já o presidente americano reiterou o compromisso de seu país com o acordo de segurança assinado entre Iraque e EUA em dezembro passado. 18 meses Obama disse que o trabalho das forças americanas que permanecerão no Iraque após agosto de 2010 será totalmente diferente e que o último soldado dos EUA deixará o país árabe em 31 de dezembro de 2011.
Segundo o calendário traçado pelo presidente dos EUA, cerca de 90 mil soldados serão retirados do Iraque nos próximos 18 meses, um prazo um pouco maior que os 16 meses prometidos na campanha eleitoral, mas que, segundo Obama, permitirá a garantia da segurança no país árabe.

Entre 35 e 50 mil soldados permanecerão para ajudar as Forças Armadas iraquianas até finais de 2011, quando expira o prazo para a permanência das tropas estipulado no ano passado entre Washington e Bagdá.

Sobe para três o número de mortos na explosão na PF em Manaus

Dois feridos internados em estado grave
morreram neste sábado.Corpo de perito morto
na sexta-feira já está sendo velado, em Manaus.
Os dois peritos que estavam internados com ferimentos graves, após uma explosão na sede da Polícia Federal em Manaus, morreram neste sábado (28). Com isso, chega a três o número de mortos na explosão, ocorrida na tarde de sexta-feira (27).

O médico Joaquim Neto, que participou das cirurgias das vítimas realizadas durante a madrugada, afirmou ao G1 que o perito Max Neves morreu por volta de 10h. O corpo já foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML).
De acordo com Neto, Maurício Barreto morreu por volta de 14h. O corpo do perito está sendo preparado para seguir para o IML.
"Eu já vinha conversando com a esposa do Maurício, desde quando acabou a cirurgia, que o estado dele era gravíssimo. E que nós tínhamos de esperar a evolução das primeiras 48 horas para dar um prognóstico", disse o médico, que era amigo de Barreto. O perito era padrinho de sua filha.
"Foi um prognóstico sombrio. Os dois tiveram queimaduras muito extensas, sofreram traumas muito violentos, mas fizemos tudo o que foi possível", disse.

De acordo com Neto, Barreto também foi ferido no rosto e pescoço por estilhaços de alguma estrutura de madeira, possivelmente móveis que foram destruídos na explosão.
Destruição

Segundo a PF, a explosão ocorreu na noite de sexta-feira, quando os peritos tentaram abrir um cilindro apreendido durante uma operação contra o tráfico de drogas.
O acidente abriu um buraco no teto da sede da PF. A sala ficou completamente destruída. Várias janelas ficaram quebradas e portas foram arrancadas. Estilhaços estão espalhados ao redor do laboratório onde ocorreu o acidente.
O perito Antonio Oliveira morreu ainda na noite de sexta. O corpo está sendo velado na Câmara Municipal de Manaus.
Família
Barreto vivia em Manaus com a esposa e a filha de três meses. Segundo Neto, o resto da família vivia em Maceió. A mãe do perito chegou a Manaus na manhã deste sábado.
"A decisão do local onde ele será enterrado pertence à família. Nós aqui vamos ajudar com os trâmites legais. O corpo vai para o IML para fazer a necropsia e, depois da liberação, provavelmente a família opte por enterrá-lo em Maceió", afirmou Neto.
"Eu infelizmente perdi um amigo, um irmão. Estamos muito tristes. A forma violenta como aconteceu é traumática. Ninguém imagina que o marido, o filho vai sair para trabalhar de manhã e não vai voltar para casa."

Quarta vítima é liberada

A Polícia Federal informou que quatro pessoas foram atingidas pela explosão. Além das três vítimas fatais, o quarto ferido não estava na sala onde ocorreu o acidente e teve apenas ferimentos leves. Ele foi atendido e liberado.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Um morre em explosão no prédio da PF em Manaus

Outras três pessoas teriam ficado feridas.
Acidente ocorreu em laboratório com produtos químicos.
Um agente da Polícia Federal morreu em uma explosão no prédio da Superintendência da PF em Manaus, nesta sexta-feira (27), segundo confirmou o secretário de Justiça do Amazonas, Carlos Lélio Lauria. A explosão ocorreu no laboratório, onde eram mantidos produtos químicos. Segundo a PF, uma pessoa que estava na sala ao lado do laboratório teve ferimentos leves. Além da vítima fatal, outras duas pessoas estavam no local onde ocorreu a explosão e ficaram gravemente feridas.
Segundo os bombeiros, os feridos foram encaminhados ao Hospital 28 de Agosto, com queimaduras pelo corpo.

Peritos da Polícia Civil e da Polícia Federal estão no local para investigar as causas do acidente. De acordo com a assessoria da PF, a suspeita é que a explosão tenha sido causada por um acidente de trabalho, durante manuseio de material laboratorial. Não há indícios de atentado.

Sete presos estavam na sede da PF no momento do ocorrido. Eles foram transferidos para o Instituto Penal Antônio Trindade.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

DESCASO TOTAL DO ESTADO PARA COM CRIANÇAS E JOVENS

Clique no link abaixo e confira a matéria na íntegra:

http://www.portalodia.com/jornal/cadernos/dia_8cf059579d41b0f952400ef560631f3e.pdf

OAB-PI entregará relatório ao CNJ após o Carnaval

A Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Piauí (OAB-PI) se prepara para entregar, na próxima semana, o relatório sobre os problemas do Judiciário piauiense para o ministro Gilson Dipp (foto), corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele visitará o Piauí a partir do dia 25 e ficará no Estado durante três dias para essa inspeção.
O trabalho do CNJ abrangerá todos os órgãos da Justiça estadual, de 1º e 2º graus, e outras unidades administrativas que estejam sob a fiscalização do Poder Judiciário, como é o caso dos presídios.
A Corregedoria Nacional de Justiça, do CNJ, responsável pelas atividades, irá verificar reclamações, denúncias e sugestões sobre o trabalho desenvolvido nos órgãos inspecionados, como forma de buscar o aprimoramento do serviço jurisdicional e do Judiciário piauiense. No dia 26 de fevereiro está programada também a realização de uma audiência pública com a presença do corregedor nacional do CNJ, ministro Gilson Dipp.
Entre as denúncias que serão apuradas pela Corregedoria estarão as que a OAB-PI reuniu como resultado de várias reuniões promovidas no Estado com os advogados. No dia 12 de fevereiro, os profissionais de Teresina se encontraram na sede do órgão para opinarem sobre o que deveria constar no relatório. Conduziram o encontro o presidente da OAB-PI, Norberto Campelo; o presidente da Comissão de Relacionamento com Poder Judiciário, conselheiro federal Willian Guimarães e o Secretário-Geral, Sigifroi Moreno Filho.
Para o presidente, Norberto Campelo, essa será uma oportunidade única de ampliar a manifestação do órgão e discutir sobre os problemas enfrentados pelo Judiciário do Estado. “Temos certeza que não há ninguém melhor que o advogado, que está na base de tudo, para conhecer o funcionamento da Justiça”, disse o presidente.

SUGESTÕES - Entre as soluções apontadas pelo Conselho da OAB e advogados para os problemas do Judiciário destacam-se o funcionamento dos cartórios nos turnos da manhã e tarde, a exemplo do que já ocorre com as Justiças Federal e do Trabalho, acabando com a prática de expediente interno; instalação de mais Varas Cíveis e Criminais na capital, considerando a existência de Varas com mais de quatro mil processos em andamento, sob a jurisdição de um único magistrado, tornando inviável a célere prestação jurisdicional; melhoria da estrutura pessoal das Varas do Juizado da Infância e do Adolescente; determinação da presença física do Escrivão e do Juiz plantonista durante os finais de semana nas Varas/Cartórios de plantão, facilitando assim, o acesso aos advogados e jurisdicionados para os casos urgentes; destinação de uma sala para os advogados no Fórum das Varas de Família da capital; Instalação dos Cartórios de Família nas dependências do Fórum, facilitando o acesso aos advogados, juízes, promotores entre outras reivindicações.

Histórico - Em 2007, a Ordem entregou ao Tribunal de Justiça um documento relatando os principais problemas enfrentados pelos advogados quando da necessidade da utilização dos serviços da Justiça. Norberto Campelo destacou que apenas algumas solicitações da entidade foram atendidas, como a atualização dos processos no site do TJ, a realização de concursos para tabeliães e o anúncio de concurso para servidores e juízes. “Mas isso não é suficiente. O principal problema do Judiciário piauiense é a falta de juízes e de servidores qualificados. O problema é estrutural. Temos apenas 123 juízes para uma população de quase três milhões de habitantes”, comentou.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Mutirão carcerário manda transferir Correia Lima

Em nota publicada na tarde de ontem (12) em sua página na Internet, o Tribunal de Justiça do Piauí anunciou que o Mutirão Carcerário determinou a transferência do ex-coronel da PM José Viriato Correia Lima para uma cela comum. A decisão foi do juiz de direito Carlos Marcello Sales Campos. Com isso, o acusado de comandar o Crime Organizado nos anos 90 terá de deixar a cela especial no Batalhão de Operações Táticas Especiais - Bope.
A transferência foi determinada após ser levantada a polêmica sobre as regalias ao ex-coronel, que continuava com prisão especial mesmo depois de perder a patente. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Prado, espera apenas receber a decisão oficial da Justiça para realizar a transferência para um presídio, ainda não definido. Semanas atrás, chegou-se a ventilar que Correia Lima iria para Catanduvas, no Paraná.
Em sua decisão, o juiz explicou que Correia Lima já deveria ter sido levado a um presídio comum desde quando foi julgado e condenado, pois a patente só lhe dava regalias enquanto era apenas réu. “O apenado foi condenado, com trânsito em julgado, em dois processos [...], logo o direito à prisão especial deve ser prontamente revogado, a fim de cessar a presente situação, que, considero injusta e elitista, notadamente em se tratando de ex-policial militar detentor de antecedentes, personalidade e caráter incompatíveis com a dignidade da briosa Polícia Militar”, disse, o juiz citado pelo portal cidadeverde.com
A decisão do Mutirão Carcerário surge depois de dias de críticas pela soltura de presos considerados perigosos pelas autoridades em segurança do Estado.

Avião cai no estado de Nova York e mata 48 pessoas

Aeronave Continental Airlines caiu sobre uma casa
no subúrbio de Buffalo.
Voo 3407 transportava 44 passageiros e 4 tripulantes.
Um avião da Continental Airlines, que teria decolado de Newark, Nova Jersey, caiu em uma área residencial de Clarence Center, no subúrbio de Buffalo, no estado de Nova York, às 22h10 (horário local) de quinta-feira (12), matando seus 48 ocupantes, informou Federal Aviation Administration (Administração Federal de Aviação, FAA), na madrugada desta sexta-feira (13). A FAA disse que a aeronave do voo 3407 transportava 44 passageiros e quatro tripulantes, e caiu sobre uma casa.
O porta-voz do Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB), Ted Lopatkiewicz, disse em coletiva de imprensa que o voo da Continental caiu a cerca de 11 km do aeroporto de Buffalo.

As agências internacionais confirmam que não há sobreviventes, porém, especulam ainda sobre a morte de mais uma pessoa em terra.

Imagens da CNN mostram uma área em chamas, e informa que pelo menos 12 casas foram interditadas na região.

O diário "The Buffalo News", citando uma fonte aeroportuária, assinala que o avião era um bimotor Dash, operado pela Colgan Airways, para a companhia aérea Continental.

Em entrevista à rede de TV norte-americana CNN, Keith Burtis, que mora na cidade, disse que estava dirigindo rumo a uma loja a cerca de 1,5 km do local do acidente quando o avião caiu. “Foi um estrondo”, contou. “Como se fosse um pequeno terremoto”, falou.

Brasileira agredida por neonazistas na Suíça voltará ao Brasil após alta, diz pai

Paula Oliveira foi atacada na noite de segunda
e perdeu os gêmeos.Pai disse que ela deve ficar
um tempo em Recife quando for liberada.
A brasileira Paula Oliveira, de 26 anos, que disse ter sido agredida por três homens na noite de segunda-feira (9) na cidade suíça de Dubendorf, perto de Zurique , deve voltar ao Brasil assim que tiver alta do hospital, confirmou ao G1 nesta quinta-feira (12) o pai da moça. Segundo Paulo Oliveira, a bacharel em direito está em estado de choque.

Grávida de gêmeos havia três meses, ela acabou perdendo as crianças em decorrência das agressões e sofreu cortes em todas as partes do corpo. Ela mora na Suíça há quase dois anos, é residente legal e trabalha em uma empresa local.

Segundo Paulo, a polícia ainda não os procurou para que prestem depoimentos. "Ela foi socorrida pelos policiais que ainda tentaram intimidá-la, dizendo que ela era responsável pela versão da história que estava contando. Provavelmente não sabiam que ela era legal, morava e trabalhava lá."