Seja bem vindo(a) ao nosso blog!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

CMT aprova lei que proíbe fumo em recintos fechados

A Câmara Municipal de Teresina aprovou na sessão ordinária da última terça-feira (29/06), em segunda e última votação, projeto de lei de autoria da vereadora Rosário Bezerra (PT) que proíbe o consumo de fumo em ambientes fechados como bares, restaurantes e similares.

O projeto foi aprovado com duas emendas, uma de autoria da própria Rosário Bezerra que autoriza a PMT a implantar Centros de Recuperação de Fumantes, e outra de autoria do vereador Edson Melo (PSDB) que estende a proibição a ambientes parcialmente fechados que sejam identificados pelos proprietários como ponto de alimentação.
Urbano Eulálio (PSDB), único vereador a se opor à aprovação do projeto da vereadora petista, alegou que a matéria é inconstitucional na medida em que fere o direito das pessoas de fumar ou não. Ele leu parecer de um ministro do STF reconhecendo a inconstitucionalidade de projeto semelhante apresentando em São Paulo.
O vereador tucano apresentou uma emenda que permitia que, em ambientes de mais de 100 metros quadrados, fosse reservada uma área delimitada para fumantes, fechada e com exaustores para impedir que a fumaça fosse inalada pelos não fumantes. A proposta não teve o apoio de seus pares que decidiram aprovar o projeto apenas com as emendas de Rosário Bezerra de Edson Melo.

Ascom/Cmt

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Brasil segue roteiro, vence o freguês Chile por 3 a 0 e avança às quartas

Time de Dunga consegue seu sexto triunfo consecutivo
sobre o adversário, com gols de Juan, Luis Fabiano e Robinho,
e agora encara a Holanda
Freguesia é coisa para ser respeitada, e o Brasil manteve sua tradição diante do Chile na noite desta segunda-feira no estádio Ellis Park, em Joanesburgo. Mesmo desfalcado de Felipe Melo e Elano, machucados, a seleção venceu pela sexta vez seguida o rival, o maior freguês desde que Dunga assumiu o cargo, em 2006. Os 3 a 0 sobre a equipe do argentino Marcelo Bielsa garantiram os brasileiros nas quartas de final da Copa da África do Sul.

A receita verde-amarela para ganhar foi bem conhecida: bola parada na cabeçada de Juan, contra-ataque mortal para Luis Fabiano marcar e, para completar, gol de Robinho após roubada de bola de Ramires. Foi a oitava vez que o atacante do Santos balançou as redes chilenas, igualando-se a ninguém menos que Pelé como maior carrasco do adversário. Ele foi eleito o melhor em campo em votação no site da Fifa.

O terceiro triunfo sobre o Chile em jogos decisivos de Copa (os outros foram na semifinal em 1962 e nas oitavas em 1998) pôs a equipe de Dunga frente a frente a outro rival conhecido, a Holanda. A quarta partida entre os países em Mundiais será na sexta-feira, às 11h (de Brasília), em Porto Elizabeth, no estádio Nelson Mandela Bay.

Quatro minutos de susto. E só

Os primeiros quatro minutos de jogo deram a impressão de que o Chile colocaria na prática a formação ofensiva que apresentou no papel - com Beausejour, Alexis Sánchez, Mark González e Suazo. Foi o período do jogo em que o Brasil esperou em seu campo defensivo, viu o adversário tocar a bola e teve apenas 27% de posse de bola. Um contra-ataque mal aproveitado por Luis Fabiano, com um chute fraco e para fora, mudou o panorama.

A partir de então, o Brasil tomou para si a iniciativa do jogo e teve pela frente um adversário que se limitou a defender. Com boa movimentação no meio-campo, o time de Dunga encontrou espaços com facilidade, mas falhou nas tabelas, interrompidas por erros de passe. Os chutes de fora da área, que em princípio pareciam uma opção a mais, transformaram-se na principal arma ofensiva nos primeiros 30 minutos. Gilberto Silva e Ramires arriscaram, colocando Bravo para trabalhar um pouco.

Na defesa, no entanto, os volantes pouco ajudavam na saída de bola, obrigando Julio Cesar e os zagueiros a apelarem para chutões para frente. O Brasil reclamou de um pênalti em Lúcio, mas conseguiu abrir o placar quando tentou consertar um dos seus erros, a pouca iniciativa pelas pontas. Numa rara jogada de linha de fundo, Maicon conseguiu escanteio que ele mesmo cobrou. Protegido por Lúcio e Luis Fabiano, Juan saltou e cabeceou, vendo a bola passar sobre a mão do baixinho Bravo (de 1,83m) e fazendo 1 a 0 aos 34 minutos. Foi seu sétimo gol pela seleção, o quarto sobre o Chile.

A seleção aproveitou a vantagem e se manteve no ataque, chegando ao segundo gol três minutos depois. Se abriu 1 a 0 em um lance de bola parada, fez 2 a 0 em outra especialidade desse time: o contra-ataque. Robinho correu pela esquerda e encontrou Kaká no meio, na entrada da área. Com apenas um toque, típico do camisa 10, ele deixou Luis Fabiano na cara do goleiro. O atacante, que um minuto antes se atrapalhara sozinho em um toque de calcanhar, driblou Bravo com estilo e fez seu terceiro gol nesta Copa. O jogo, complicado até os 34 minutos, chegou ao intervalo com boa vantagem no placar para a seleção.

Ramires ajuda no gol, mas leva amarelo

O Chile fez duas alterações para a segunda etapa, entrando Tello e Valdivia nos lugares de Contreras e González. Mas a postura continuou a mesma, de excessivo respeito. O time de Marcelo Bielsa não se jogou ao ataque e sofreu com erros de passe no meio-campo, problema compartilhado pelo Brasil, que com isso teve dificuldade para aproveitar os espaços fartos. Kaká, que não esteve numa noite inspirada, apesar da assistência, errou passe fácil aos sete minutos, o que deixaria Robinho na cara do gol.

Se não estava tão fácil construir jogadas, o melhor jeito de chegar ao gol foi destruindo. Ramires roubou bola no meio-campo e acelerou em direção à área, livrando-se de dois marcadores e desviando a bola do terceiro, dando passe para Robinho. O atacante chutou e tirou a bola do alcance do goleiro, fazendo 3 a 0 aos 14 minutos. Desencantou no Mundial na África do Sul, marcando seu primeiro gol.

Com uma vantagem tranquila no placar, diante de um adversário que não ameaçava, o Brasil tinha a preocupação principal de não ter um jogador suspenso para as quartas de final. Fracassou nessa missão. Ramires fez falta dura e desnecessária e recebeu seu segundo cartão amarelo na competição. Quatro minutos depois, Dunga resolveu mexer no time pela primeira vez, trocando Luis Fabiano - outro pendurado - por Nilmar.

Num jogo morno nos últimos 20 minutos, o Brasil ainda teve boa chance de marcar o quarto gol, mas Bravo fez defesa em chute cruzado de Robinho. E Julio Cesar enfim entrou em ação, aos 29 minutos, em jogada individual do isolado Suazo, que em outro lance chutou uma bola que quicou no travessão. Sem muito com o que se preocupar, Dunga promoveu a estreia de dois jogadores, Kleberson e Gilberto, que substituíram Kaká e Robinho, respectivamente.

domingo, 27 de junho de 2010

Teresina tem 12% dos seus habitantes viciados em drogas

Apesar da falta de estatísticas oficiais, estima-se que 12% dos habitantes de Teresina são dependentes de algum tipo de droga. Das drogas lícitas, como o álcool e o cigarro, às mais devastadoras, como o crack, o aumento do consumo se transformou num problema de saúde pública, que necessita do envolvimento de toda a sociedade. Só para se ter uma idéia da dimensão do problema, há 280 pessoas na fila de espera da Fazenda da Paz, a primeira entidade do Piauí a trabalhar com a dependência química.
Hoje, a entidade possui 127 internos, apesar de ter capacidade para 300. A explicação para o não preenchimento das vagas é simples: não há dinheiro para custear a internação dos dependentes. De acordo com o coordenador da instituição, Célio Luiz Barbosa, cada interno custa R$780. A prefeitura e o Estado, juntos, garantem recursos para manter 80 internos. "Estamos entrando com o pedido para que cada um deles - Estado e prefeitura - aumente pelo menos mais 30 vagas. Temos capacidade para 300 internos, mas a Fazenda da Paz só consegue manter 125", disse.
Célio diz que falta investimentos na área e diz ainda que Teresina não está preparada para o que vem ocorrendo. "Há seis anos o crack vem acabando com Teresina e ninguém faz nada. Cada um tem uma tese diferente e se não houver união entre as entidades o problema nunca será resolvido. A existência de uma rede de combate às drogas é fictícia", completa. O coordenador elogia a política dos CAPS (Centros de Apoio Psicossocial), mas reconhece que ainda falta estrutura para atender os dependentes.
"Os CAPS têm ajudado, mas não tem apoio. Como ele vai se manter com R$ 22 mil por mês? A filosofia é boa, os profissionais são bons, mas os CAPS ainda são carentes de muitas coisas", disse. Outro entrave apontado pelo coordenador é a falta de uma lei municipal, que emperra, dentre outras coisas, a garantia de recursos. "Tere-sina é a única capital que não possui uma política pública sobre droga. É preciso ter boa vontade do gestor", afirma Célio.
Essa minuta foi apresentada durante audiência pública que aconteceu na última sexta-feira na Câmara dos Vereadores.
TRATAMENTO - O tratamento do dependente químico na Fazenda da Paz dura no mínimo um ano. Dependendo do caso, é utilizada medicação. Porém, o foco da instituição está na oração, no trabalho, na disciplina e na conscientização. "A nossa intenção é devolver o homem para a sociedade sem dependência nenhuma. Trabalhamos a espiritualidade para devolver a dignidade ao indivíduo. Só usamos medicamentos em casos necessários. Acredito que uma droga não cura outra, só ajuda a amenizar uma situação".
Além da "invasão" no crack, pelo menos uma mudança positiva foi identificada nos últimos anos. Agora os próprios dependentes é que procuram tratamento, quando anteriormente era a família que buscava ajuda. Os dependentes deixaram de ter um perfil, já que a droga alcança qualquer nível social, independente de idade. Hoje a Fazenda da Paz atende jovens e adultos do sexo masculino de 12 a 58 anos e não há nenhum alcoólatra entre eles. A maioria dos homens atendidos usou o crack, considerado o "fim do poço".
No interior do Piauí, Célio diz que a dependência se instala entre aqueles que deixam o Estado para trabalhar fora, a exemplo dos que saem para trabalhar no corte da cana. Longe de casa eles experimentam o crack e quando retornam fazem de tudo para conseguir a droga. A internação nem sempre se faz necessária, mas a abstinência sim.
"Se não tiver abstinência não funciona. Trabalhamos na reorganização do indivíduo. A recuperação está dentro da gente, tem que ter auto-conhecimento. Com a droga se perde o controle das ações e é preciso resgatar isso".
Com o crack se perde a referência de bem e de mal e o viciado faz de tudo para conseguir a droga. "De dois em dois minutos ele está fumando. É mais fácil comprar uma pedra de crack a uma água de coco". Célio não desconsidera a importância da prevenção, mas diz que a cidade necessita de pelo menos cinco entidades para atender a demanda.

"Cheguei a usar crack pelo desespero"
Diego Viana, hoje com 23 anos, tinha apenas 12 quando teve o primeiro contato com as drogas. Foi entre os colegas de escola que ele conheceu a maconha e também o álcool e o cigarro. Com o passar do tempo, Diego procurou outras drogas e foi em uma dessas buscas que conheceu a cocaína, uma droga mais "discreta", mais cara e mais fácil de esconder da família.
Depois vieram as drogas injetáveis e aquelas em comprimido, a exemplo do ecstasy. Com 16 anos, Diego não conseguiu mais esconder o vício da família e uma sucessão de conflitos começaram a acontecer. "Encontraram droga nas minhas coisas. Minha família se desestruturou. A partir daí fiquei mais ausente e só voltava para casa para roubar. Conheci o crack na rua, foi quando conheci a decadência", relata.
Em um ano e oito meses usando o crack Diego diz que foi nesse período que se destruiu. "O crack demorava até 15 segundos para agir no cérebro, mas assim como o efeito vinha rápido logo ele ia embora. Cheguei ao ponto de usar sem querer, só pelo desespero", conta.
Foi a partir daí que Diego viu que o tratamento era necessário e urgente. Ele procurou a Fazenda da Paz, onde ficou internado 1 ano e dois meses. Ele diz que os três primeiros meses foram os mais difíceis. "A droga era meu refúgio. Na Fazenda eu estava lhe dando com algo desconhecido, já que não obedecia mais nenhuma regra. Tive que reaprender tudo", diz. Ao terminar o tratamento, Diego optou por não sair da Fazenda da Paz e se tornou conselheiro em dependência química.
Hoje ele é coordenador do Núcleo de Apoio aos Toxico-mas e Alcoolatras (NATA). O mais gratificante para ele é poder ajudar quem chega à entidade em busca de apoio para deixar a dependência. Diego se identifica em cada um dos jovens que ele tem contato e diz que sua recuperação é diária, que o trabalho o fortalece e o ajuda a se manter longe das drogas há quatro anos.
CAPS atende mais de 300 pessoas por mês
O único CAPS AD (Álcool e Drogas) de Teresina atende uma média de 300 pessoas todos os meses. O Centro é a porta de entrada para os dependentes que, são submetidos ao tratamento e às terapias durante o dia e à noite retornam para casa. É através do CAPS que eles são encaminhados, quando necessário, para a internação provisória. O médico psiquiatra Mauro Passamani, que atua no CAPS, diz que o álcool e o crack são as drogas mais comuns entre os dependentes.
"Antes o número de alcoolistas era bem maior, mas agora o crack está aumentando. Apesar de não termos estatísticas, estamos sobrecarregados. A demanda aumentou muito", destacou. Em relação ao álcool, o médico diz que o dependente vai aumentando o número de doses para ter o efeito esperado. Inicialmente isso é motivo de elogio. "As pessoas dizem fulano bebe muito e não fica bêbado ou então dizem que uma mulher bebe como um homem, quando na verdade esse é um sinal da dependência", esclarece.
Os sinais físicos vêm em seguida, como mal estar gástrico e vômito. Aliado a isso vem os sinais da abstinência, como os tremores. Depois surgem os sinais mentais, marcados por alucinações auditivas e visuais. "A pessoa pensa que tem alguém a ameaçando e chega a ver bichos andando sobre a pele. A partir daí começam os problemas com a família e vai se estender ao trabalho. A última condição é o comprometimento social, onde as pessoas não querem mais conviver com o alcoolista", explica.
O psiquiatra explica que o álcool é um falso estimulante. Ele diminui a ansiedade num momento inicial e depois deprime o sistema nervoso a nível central. Quem tem predisposição à depressão acaba se aproximando do problema quando o consumo de álcool se torna freqüente.
Em relação ao crack, o médico diz que o efeito inicial da droga dura de 5 a 20 minutos, mas depois isso passa a ser imperceptível. "O dependente passa a perceber mais a fissura da próxima pedra. Ele está em busca daquele primeiro efeito, que nunca mais vai sentir", explica. No geral, quem usa a droga por quatro ou cinco vezes já se torna dependente, porém há relatos de pessoas que se viciaram já na primeira vez.
"É uma droga devastadora. A fissura faz com que o indivíduo, se não for interrompido, vá em busca da droga. Todos os seus conceitos morais se perdem". O usuário de crack, bem como de outras drogas como a cocaína, desenvolve problemas mentais caracterizados principalmente pelas psicoses. "Enquanto estão usando a droga eles ficam com a 'nóia' de que a polícia vai chegar a qualquer momento. Aos poucos vão se tornando mais agressivos e tarefas comuns do dia a dia são comprometidas", completa. Mauro Passamani defende a ampliação no número de leitos para desintoxicação de dependente
s químicos. Recentemente, o hospital do Mocambinho, na zona Norte, passou a destinar dez dos seus leitos para tal. "Não são suficientes, mas já é um começo quando não se tinha nada. A questão ainda é tratada com preconceito pela própria classe médica, que acredita que deveria ter um hospital específico para tratamentos".

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Chapa 1 vence as eleições no SINTE-PI

Professora Odeni Silva dirige o SINTE-PI
no triênio 2010/2013
A chapa 1 liderada pela professora Odeni de Jesus da Silva, venceu as eleições do SINTE-PI, realizada em todo Piauí com 57,95% dos votos válidos. O que marcou a vitória da chapa 1 foi que além de ganhar em todo Piauí também obteve a maioria em Teresina.
O representante da Comissão Eleitoral, Expedito Pacífico de Oliveira divulgou agora à tarde o resultado oficial das eleições do SINTE-PI 2010: A Chapa 01 liderada pela professora Odeni Silva obteve 7.356 votos; Chapa 02 comandada pelo professor Hallysson Monteiro recebeu 1.992 votos; Chapa 03 liderada pela professora Núbia Lopes 3.051 votos e a Chapa 04, da professora Lourdes Melo obteve apenas 293 votos.
De acordo com a presidenta eleita, Odeni Silva, o resultado final, mostrou o que já era esperado pelos membros da chapa 01. “ Esse resultado demonstra credibilidade, trabalho, planejamento e muito compromisso com a luta em defesa de uma educação de qualidade e sempre em busca de melhores condições de trabalho para todos”. Frisou Odeni.
A chapa 01 obteve 7.354 (57,95%) dos votos válidos garantindo uma maioria sobre a segunda colocada de 4.303 (33,91%) votos. “ Eleição se ganha com propostas e não com acusações infundadas.” Finalizou Odeni Silva.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Sindicalistas realizam debate sobre o Plano de Carreira dos Professores da PMT

Um grupo de sindicalistas, composto por servidores(as) municipais, está convidando professores(as) que trabalham nas escolas da Prefeitura de Teresina para o I DEBATE SOBRE O PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL DE TERESINA.
O evento está programado para começar às 8 horas e 30 minutos do próximo sábado (19), no auditório do SINDESPI, localizado na rua 19 de Novembro, 160 / centro-norte (próximo à Clínica Santo Antônio).
De acordo com os organizadores, o plano implantado pelo ex-prefeito Sílvio Mendes, acarretou sérios prejuízos para a categoria e tem sido objeto de muitos questionamentos.
Segundo eles, a iniciativa deve-se à inércia da atual diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina - SINDSERM, que insiste em permanecer de "braços cruzados", uma vez que não mobilizou os professores para discutir o plano antes da sua implantação e tem ignorado o fato de que, na última Assembléia Geral, a categoria deliberou pela realização de um seminário para fazer essa discussão e elaborar um documento-proposta de correção das falhas e distorções, a ser apresentado ao atual prefeito de Teresina, Elmano Férrer.
As pessoas interessadas poderão obter maiores informações, mantendo contato com os organizadores: Pachêco 9421-2395, Janete 9464-5789, Geny 8849-4003, Cachico 8811-1742, Zé da Paz 9977-1991 e Toinha 9412-0220.

sábado, 12 de junho de 2010

FELIZ DIA DOS NAMORADOS

"De almas sinceras a união sincera
Nada há que impeça:
amor não é amor
Se quando encontra obstáculos se altera,
Ou se vacila ao mínimo temor.
Amor é um marco eterno, dominante,
Que encara a tempestade com bravura;
É astro que norteia a vela errante,
Cujo valor se ignora, lá na altura.
Amor não teme o tempo, muito embora
Seu alfange não poupe a mocidade;
Amor não se transforma de hora em hora,
Antes se afirma para a eternidade.
Se isso é falso, e que é falso alguém provou,
Eu não sou poeta, e ninguém nunca amou."
O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data comercialmente romântica, na qual a relação amorosa entre casais é celebrada com troca de cartões e de presentes, músicas e programas especiais.
A ORIGEM
No Brasil, comemora-se o dia dos namorados no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro. Mas em grande parte do mundo (como EUA, Itália e Canadá), a data escolhida é 14 de fevereiro, dia de São Valentim (São Valentino, para alguns, ou o Valentine's day dos americanos), um santo devotado à idéia do amor.
Na verdade, há dois santos "Valentino". Um deles foi um padre, santo e mártir, que viveu no tempo do império romano, no ano de 269, durante a perseguição aos cristãos.
Segundo a lenda, o imperador Cláudius II estava mais interessado em seu exército e nas guerras do que na vida em família, e ele estava convencido de que os solteiros, sem esposas nem filhos, eram melhores soldados do que os casados e não teriam medo no campo de batalha.
Tanto era verdade, que o imperador foi tão longe a ponto de ditar uma lei proibindo o casamento. São Valentino, contudo, desafiou o imperador e continuou a celebrar matrimônios em segredo, até ser descoberto, preso e executado.
O outro São Valentino também viveu sob o império romano. Ele levava uma vida simples e era especialmente bondoso com as criancinhas. Um dia, Valentino foi jogado na prisão pelos romanos por ter se recusado a adorar os deuses deles. Dizia-se que as crianças escreviam mensagens de amor para ele e as lançavam pela janela da cela. Estes foram os primeiros cartões do "dia dos namorados". Mas não existe nenhum registro histórico disso.
Os cartões que são conhecidos hoje, surgiram por volta de 1800 e alguns eram bem enfeitados e decorados com pássaros e flores. Atualmente, alguns dos cartões mais populares são os de humor.
TRADIÇÃO BRASILEIRA
No Brasil, apesar de ser comemorado às vésperas do dia de Santo Antônio, tudo começou com uma campanha realizada em 1949 pelo publicitário João Dória - na época na Agência Standard Propaganda - sob encomenda da extinta loja Clipper, para melhorar as vendas de junho, o mês mais fraco para o comércio. Com o apoio da Confederação do Comércio de São Paulo, a data foi instituída com o seguinte slogan:
"Não é só de beijos que se prova o amor".
A Standard ganhou o título de agência do ano e a moda pegou, para a alegria dos comerciantes. Desde então, 12 de junho se tornou uma data especial, unindo ainda mais os casais apaixonados, com direito a troca de presentes, cartões, bilhetes, flores, bombons....uma infinidade de opções para dizer "Eu Te Amo!".
COMEMORAÇÕES
Nem todos os países comemoram o dia dos namorados da mesma forma que é comemorado no Brasil. Na Itália, por exemplo, as pessoas fazem um grande banquete no dia 14 de Fevereiro. Na Inglaterra, as crianças cantam canções a recebem doces e balas de frutas de seus pais. Na Dinamarca, as pessoas mandam flores prensadas umas às outras, chamadas "flocos de neve". E no Japão, data introduzida em 1936, as mulheres presenteiam os seus amados com caixas de chocolates.
Apesar de muita gente ainda relutar em aderir a essa comemoração, alegando tratar-se de uma jogada comercial, o que vale mesmo é o efeito positivo que isso tem causado na relação de milhões de casais. É impossível negar que, sem ela, a vida dos casais seria mais difícil, nessa corrida selvagem pela sobrevivência no mundo contemporâneo.
Por isso, os amantes precisam aproveitar cada minuto desse DIA DOS NAMORADOS, para aquecer o coração, a mente e o corpo. É hora de lembrar que o amor é quem dar sabor à vida e que ainda há tempo de dizer "Eu Te Amo!"
InformArteNews

sexta-feira, 11 de junho de 2010

CANALHAS NO TRIBUNAL DE CONTAS?!

(*)José Maria Vasconcelos
"Sai um canalha, entra outro. O outro é muito pior. Esta casa não é casa de canalhas, marmanjos, bandidos, ladrões. Vejo, nesta casa, bandidos. É um feudo ou pasto? Não sabe que, para escolher um conselheiro, exige-se notório saber e reputação?
A corrupção, neste país, está no DNA dos brasileiros. Quanto mais bandido, mais louvado por esta casa. Candidatos que fraudam a Previdência, ladrões da merenda escolar, canalhas, sem vergonha, formadores de quadrilha. Lançam-se candidatos; sai o pai, entra o filho; este, muito pior. Quanto mais ladrão, mais louvado por esta casa. O outro candidato fraudou o Bolsa Família... Ladrões da educação e das vacinas das crianças. Malandros, cafajestes e cínicos infestam esta casa. Filho entrando no rabo do pai, candidatando-se cinicamente a uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas.
Eu tenho outras palavras piores para lhe dizer. A casa inteira conhece sua prática deletéria. O senhor é ladrão, e toda a sua família se beneficia com empregos, que vão de 5 a 23 mil reais, bem como os laranjas que corrompem dados para cobrir safadezas. Tenho sua ficha suja, sei de tudo, até de vendedor de medalhas ao mérito, em solenidades desta casa. Cínico, o senhor me mandou rezar. O meu Deus não é o seu. O meu Deus é o da dignidade".
Pelo amor ao Todo Poderoso, não me condenem diante de tantas bordoadas. Ademais, não disponho de autoridade para tamanha coragem de pronunciá-las. Autoridade sobra em Cidinha Campos, deputada estadual pelo Rio, uma das raras dignidades nacionais, capazes de enfrentar a bandidagem instalada nos três poderes. Claro, sobrevivem honrosas exceções, exemplo da nova geração de promotores e juízes, sublimar-mente escolhidos pelo talento e concurso público.
Extraí essas corajosas denúncias de dois pronunciamentos da deputada estadual, abril de 2010, na Assembleia Legislativa do Rio. Pronunciou-as frente ao deputado, que tremia de vergonha, que se candidatara ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas. Quer saber o conteúdo completo do indignado discurso? Entre no Google, digite Cidinha Campos, discursos. Ou me peça por email, enviar-lhe-ei. De tanto sucesso na internet, a parlamentar foi entrevistada por televisão portuguesa. Qualquer semelhança das acusações com o nosso terreiro, onde falta tenaz parlamentar, onde só se diz Amém, não passa de mera semelhança. Ou coincidência.
A biografia de Cidinha Campos percorre longos meandros da imprensa e teatro. Trabalhou nas principais televisões e rádios, repórter e comentarista, desde início dos anos 70. Popularizou-se pela coerência e retidão de caráter. Nos processos a que responde, vítima dos adversários, ganha todos e perde bastante dinheiro com advogados. Nobre guerreira, um jequitibá meio a reserva florestal de abnegados e herois do bem, uma espécie em extinção. Faltam ibamas da Justiça para preservá-los, eliminando diabólico joio e ratazanas do alheio.
AGRADECIMENTOS: Meu endereço eletrônico enche-se de mensagens, bem alentadoras, de leitores, até de longínquas regiões, como Águas Lindas-GO, onde uma rádio costuma usar meus textos para comentários.
(*) José Maria Vasconcelos é cronista - josemaria001@hotmail.com

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Diretoria do SINDSERM desrespeita decisão de Assembléia e faz servidores municipais de "bestas".

De acordo com decisão da última Assembéia Geral,
hoje teria uma nova assembléia, mas a direção do Sindicato
não desmarcou nem realizou, deixando sem resposta dezenas
de servidores que compareceram ao Teatro de Arena.
A direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina - SINDSERM, presidida pelo professor Solstícios Melão, cumprindo fielmente o slogan da sua gestão "FAZER DIFERENTE", deixou de realizar, na manhã de hoje (10) Assembléia Geral marcada no último encontro da categoria, dia 21 de maio.

Para um Sindicato que se encontra ainda em fase inicial de encaminhamento da campanha salarial/2010, os diretores agiram de forma irresponsável e inconsequente, uma vez que não tiveram, sequer, o cuidado de desmarcar a assembléia ou de comparecer ao Teatro de Arena, para dar qualquer explicação aos servidores e às servidores que se deslocaram dos seus locais de trabalho e lá aguardaram em vão.

Atitudes dessa natureza, sob o comando da dupla Solstícios Melão e Celso Henrique, têm caracterizado a gestão "FAZER DIFERENTE", pois em nenhuma outra se viu tanto descaramento e tanta falta de compromisso com a luta dos servidores municipais.

África do Sul abre a Copa com música e campanha por educação

Em três horas de show, homenagens e apelos,
os sul-africanos mostram, no distrito de Soweto, aquilo
que darão ao planeta nos próximos 31 dias

Os sul-africanos, com toda a sua alegria, adoram festa. Os sul-africanos, por si só, já são uma festa. E nada melhor que uma grande celebração para marcar o início da 19ª Copa do Mundo de futebol, a primeira realizada na África. Nesta quinta-feira, um dia antes de a bola rolar nos gramados, o Orlando Stadium, em Soweto, viu o que o planeta vai ver nos próximos 31 dias: muita alegria! Num show com três horas de duração, repleto de astros da música internacional, a Copa começou prometendo deixar como maior legado a educação e exaltando o líder Nelson Mandela.

Um continente que passou séculos convivendo com os olhares desconfiados do resto do mundo estava em êxtase ao saber que de 11 de junho a 11 de julho o mundo estará com os olhos voltados para ele.

Diante de um público estimado em 36 mil pessoas, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, abriram as cortinas do espetáculo.
- Estou muito feliz em estar aqui. O futebol conecta os povos. A meta de toda essa festa é a educação para todos - disse Blatter, dando o primeiro aviso sobre “educação”. GALERIA DE FOTOS: confira as melhores imagens da festa de abertura da Copa

Zuma agradeceu à Fifa por ter escolhido a África do Sul, seis anos atrás, como sede da Copa do Mundo de 2010 e poder dar a quase 50 milhões de pessoas a oportunidade de viver um sonho que talvez fosse impensado para a esmagadora maioria delas.
- Hoje conseguimos provar que a África tem capacidade de organizar um evento de proporção mundial. E peço que todos vocês mostrem esse calor aos visitantes até o dia em que eles forem embora daqui. A África é a sede. A África é o palco. A África é “cool” (legal) !!!
Seguindo o protocolo, os telões do Orlando Stadium exibiram um filme com diversas personalidades do futebol. Entre tantos craques da bola, foi o brasileiro Pelé, tricampeão do mundo, quem encerrou o clipe “Um Gol. Educação Para Todos!” (sendo que, em inglês, a palavra goal também significa "objetivo"). Hora da festa! E sem as vuvuzelas, barradas na porta para que o barulho não atrapalhasse os artistas e suas músicas.
Perguntando “onde está o amor?”, com versos do hit “Where Is The Love?”, o Black Eyed Peas entrou no palco para abrir o show. Na voz de Fergie, a banda norte-americana animou o público com quatro dos seus maiores sucessos: “Pump It Up”, “Meet Me Halfway”, “Boom Boom Pow” e “I Gotta Feeling”.

Depois, foi a vez de Amadou & Mariam, uma dupla de cegos do Mali, com duas músicas. Novamente, uma pausa para outro filme. Novamente, sobre educação. Com a tela dividida em duas, o curta mostrou a caminhada de Mary e Susan do nascimento até os 24 anos. A primeira, sem nenhum acesso aos estudos. A segunda, criada num mundo de livros, apostilas e escolas. O fim das duas não seria difícil de prever e o filme termina com ambas num hospital: Mary, miserável, acaba de perder o seu bebê; Susan era a médica de plantão. “Um Gol. Educação Para Todos!”.
Quando chega a vez de Desmond Tutu. Todo paramentado de Bafana Bafana, o prêmio Nobel da Paz de 1984 roubou a cena. Dançando, cantando, rindo e fazendo rir, o arcebispo parecia não acreditar no que estava acontecendo. Por mais de uma vez ele disse “estou sonhando, alguém pode me acordar?”. E não poupou elogios àquele que é o grande responsável pelo país estar respirando alegria depois de tanto tempo de sofrimento.
- Estamos em Soweto e ele está em Joanesburgo (separados por poucos quilômetros). Mas se a gente gritar ele escuta: “Mandeeeeeela!!!”, “Viva, Madibaaaaaaa!” - ordenou Tutu, o chamando pelo apelido carinho e obviamente atendido por todos.
Sem dúvida nenhuma que Mandela, morador do bairro de Houghton, escutou. Escutou e com certeza se emocionou. Aos 91 anos, o ex-presidente sul-africano e grande ícone pelo fim do apartheid, não foi ao show. Raramente ele faz aparições públicas, mas nesta sexta-feira Madiba irá ao Soccer City para a partida de abertura da Copa, entre África do Sul e México, a partir das 16h (11h pelo horário de Brasília). Antes de se despedir, Desmond Tutu gritou um dos slogans do Mundial.
- Ke Nako !!! (“Chegou a hora”) - despediu-se o arcebispo, chamando mais um clipe.
Na tela, Mandela. Um rápido vídeo mostrou momentos do grande líder: “advogado, boxeador, marido, pai, revolucionário...”. Alguns na platéia foram às lágrimas. Para quem assistia era difícil sequer tentar se colocar no lugar de um sul-africano e entender o que se passava naquele exato momento ou buscar traduzir tal sentimento.

O show seguiu com atrações nacionais e internacionais. Juanes levantou o público com seu ritmo latino, Alicia Keys e John Legend embalaram todos com suas canções, e o somali K´Naan, anunciado pelo ex-jogador brasileiro Sócrates (com um gorrinho cheio de estilo), fez a multidão explodir em bandeiras com o seu “Wavin’ Flag”, um dos hinos desta Copa do Mundo e música que você ainda vai ouvir muito durante os próximos dias.

Chega o gran finale. Cheia de curvas e rebolado, a colombiana Shakira fechou com chave de ouro a cerimônia. E todos se despediram, com fogos de artifício no frio céu de Soweto (eram 10 graus), ao som de mais um tema do Mundial: “Waka Waka (This Time For Africa)”.

Nesta quinta-feira, a África do Sul deu apenas um aperitivo do que está por vir. Na sexta, a bola rola. E até dia 11 de julho o país será de alegria. O continente será um sorriso só.

Lei da ficha limpa vale para as eleições de 2010, diz TSE

Ministros responderam a consulta do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).
Políticos condenados em decisão colegiada não poderão se candidatar.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu nesta quinta-feira (10), por 6 votos a 1, que a lei da ficha limpa vale para as eleições de outubro deste ano. Com isso, políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada em processos ainda não concluídos não poderão ser candidatos no pleito de outubro.

A posição do TSE foi uma resposta à consulta feita pelo senador Arthur Virgílio (PSDB). O pleno do tribunal entendeu que a lei, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 4 de junho, não altera o processo eleitoral e pode ser aplicada neste ano. Com isso, o entendimento passa a ser adotado pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país, afirmou o presidente da corte, Ricardo Lewandowski.

O projeto ficha limpa surgiu da iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que reuniu mais de 1,6 milhão de assinaturas de eleitores desde o lançamento da proposta, em setembro do ano passado.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Prefeito de Teresina libera servidor em jogos do Brasil

O prefeito de Teresina, Elmano Férrer, assinou nesta quarta-feira (9) decreto em que determina mudanças no expediente das repartições públicas municipais durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo, inclusive com ponto facultativo.
Na estreia do Brasil contra a Coreia do Norte, na próxima terça-feira (15), o expediente irá até às 12h30min. A partida está marcada para 15h30min, horário de Brasília.
No domingo, dia 20, o jogo será com a Costa do Marfim, e não haverá necessidade de mudança. O decreto, no entanto, prevê ponto facultativo para a partida entre Brasil e Portugal, dia 25 de junho, sexta-feira. O jogo está marcado para 11h.
O decreto já foi enviado a diversos órgãos municipais. Novas mudanças só serão anunciadas após a confirmação de novos jogos da seleção brasileira no torneio. Mas poderá ser necessário. Se o Brasil avançar para as oitavas-de-final, a partida poderá ser nos dias 28 ou 29, segunda ou terça-feira.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

SINTE-PI convoca assembléia para discutir campanha salarial

Os trabalhadores em educação do Piauí, em campanha salarial, marcaram mais uma Assembléia Geral para a próxima terça-feira, dia 08 de junho, às 8 horas, no Teatro de Arena, na Praça da Bandeira. Até agora a categoria não conseguiu avançar em um dos principais pontos reivindicados que o aumento salarial e a implantação do piso nacional da educação.

Em reunião com o governador Wilson Martins, foram encaminhados alguns pontos reivindicados pela educação. Por exemplo: a promoção de 184 funcionários de escolas que fizeram o profuncionários; a garantia da implantação para este mês de maio 1.300 mudanças de níveis e 1.300 mudanças classe.

Além disso, prometeu repassar 4,32% de reajuste para os funcionários de escolas e também na regência dos professores. Outra questão que ficou acertada com o goverrno foi o agendamento das aposentadorias, que estavam programas somente para o próximo ano. Agora basta o trabalhador em educação, interessado em se aposentar, se dirigir ao setor responsável da SEDUC para dar entrada no pedido de aposentadoria.

Mas para a direção do SINTE-PI as reivindicações encaminhadas pelo governo não bastam. De acordo com a presidenta do SINTE-PI, odeni Silva a educação exige um reajuste digno e a implantação do piso nacional da educação. “Nós vamos continuar fazendo pressão e, por isso estamos convocando, todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação, para Assembléia Geral, terça-feira, dia 8 de junho, às 8 horas, no Teatro de Arena, para avaliar todos os pontos reivindicados e deliberar a luta.” Afirmou Odeni Silva.

Autor/Fonte: Ascom SINTE-PI

GOVERNO PAGA POLICLÍNICA QUE NÃO FUNCIONA

Luciano Coelho
O governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, está repassando mensalmente cerca de R$ 49 mil para a Fundação Pró-Brasil, em Picos. O dinheiro foi repassado a titulo de pagamento de pessoal, da policlínica, que ainda não está funcionando. O documento, que comprova o repasse do dinheiro, foi encaminhado ao juízo para compor a ação popular encampada pelo Ministério Público contra o Governo do Estado, Secretaria de Saúde, Prefeitura de Picos e Fundação Pró-Brasil. Já foram repassados quase R$ 200 mil para a Fundação Pro-Brasil.
O oficio nº 007/2010 da Pró-Brasil para o ex-secretário de Saúde, Assis Carvalho, informando que recebeu o repasse da 4ª parcela do convênio nº 615/09 no valor de R$ 49.271,96, referente ao pagamento de pessoal da policlínica especializada de Picos, inaugurada no dia 2 de outubro. O valor foi creditado na conta nº 60.000-8, da agência do Banco do Brasil 0254-2. Já foram repassados R$ 197.087,84.
O documento assinado pelo presidente da Associação ProBrasil, Uwe Weibrecht, ainda adverte que a associação é imune ao pagamento de impostos de renda, INSS e ISS. Uma ação popular impediu a compra no valor de R$ 1 milhão em equipamentos e material permanente para a policlínica. Alegaram que o Estado adquiriria equipamentos e material para uma entidade privada. O Governo ainda se comprometeu em ceder exclusividade do atendimento do SUS e cessão de pessoal para o funcionamento da policlínica que será administrada pela fundação Pró-Brasil.
A ata da 3ª reunião do comitê gestor tripartide da policlínica de Picos, com termo já assinado pelo atual secretário de Saúde, Telmo Mesquita, diz que o material e equipamentos permanentes a serem alocados pela Secretaria de Saúde na policlínica deverão ser previamente pactuados em termo de cessão de uso de bem público, com as prerrogativas da Secretaria fiscalizar a sua utilização, uso e manutenção.
A cópia do documento foi encaminhada ao promotor que representou a ação popular. O gestor da policlínica,Uwe Weibrecht , presidente da Fundação Pró-Brasil, informou que iria ceder a policlínica para o Estado, para evitar problemas. O prédio seria cedido para o Estado por dez anos. O projeto foi entregue ao secretário estadual de Saúde, Telmo Mesquista. O governador Wilson Martins já analisou a proposta e deu parecer favorável.
A obra física era para ter sido inaugurada em novembro passado, e foi adiado para em junho. O entrave para aquisição de equipamentos e material para o funcionamento da policlínica atrasou a inauguração. A obra ainda sofreu problemas com as chuvas.
A fundação Pró-Brasil propôs fazer a policlínica para o atendimento de saúde nos moldes de primeiro mundo. Uwe Weibrecht levou os ex-secretários de Governo e de Saúde , e o prefeito de Picos, a Berlim, na Alemanha, para conhecerem o funcionamento do hospital e as entidades que financiam a fundação no Piauí.

domingo, 6 de junho de 2010

Opinião: Candidatura de "seu joão" assusta o PT

PEDRO ALCANTARA

A pré-candidatura do empresário João Claudino como 1° suplente de senador do pré-candidato ao senado, Ciro Nogueira Filho(PP), causou o frisson nos meios políticos locais. Em Pedro II, no VII Festival de Inverno, o assunto dominou todas as as conversas nas rodas de bate-papo. Para uns, trata-se de uma vingança contra o ex-governador Wellington Dias. Outros entendem que é o livre exercício da democracia. Já o próprio Wellington Dias(PT) está assustado com o candidatura de "seu João". Como que perplexo, sem acreditar, ele disse em entrevista a TV Antena 10, ao vivo direto de Pedro II nesta sexta-feira, que, já se foi o tempo em que no Piauí se ganhava eleição comprando votos.
"Quem pensar que vai ganhar eleição comprando votos e com enganação vai dançar. O povo quer saber de quem fez, quem faz e quem pode fazer mais por ele".
Em resposta ao ex-governador, o senador João Vicente, filho do empresário, declarou que esse recado não é para ele, muito menos para sei pai.
"O ex-governador sabe perfeitamente que esse não é o nosso perfil, nem a forma de trabalhar. Fomos aliados por sete anos e ele nos conhece. Sabe do nosso comportamento. O empresário João Claudino está apenas exercitando o livre direito de cidadão, garantido pela constituição. Ele é presidente de um partido, o PRTB, portanto, essa pecha não nos atinge".
Já o governador Wilson Martins considerou legítima a pré-candidatura de João Claudino, afirmando que quanto mais candidatos, maiores são as alternativas de escolha pelo povo.

Alfinetada

Ainda em resposta a Wellington Dias, o senador João Vicente falou que, "além de não vender o voto, o povo detesta quem faz acordos e conchavos em troca de apoios, loteando cargos". Indagado a quem se referia, João Vicente disse que a ninguém, apenas estava fazendo uma observação.

É uma troca de farpas. E a campanha ainda nem começou.

De dez docentes, dois atuam em mais de uma escola, diz o Censo

Brasília - Uma das grandes dificuldades apontadas por educadores de todo o País na carreira é o salário pago à carreira. Não são as raras as afirmações de que, para complementar a renda familiar, os docentes têm de trabalhar em mais de uma escola. Os dados do Censo Escolar de 2009 revelam que, na verdade, essa é a realidade vivida por 23% deles.
Ainda em 2009, ano em que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela coleta dos dados do censo, mudou as metodologias utilizadas para traçar melhor o perfil do professor brasileiro, o mito de que grande parte dos educadores do País tinha de se submeter a essa realidade foi quebrado. À época, 80,9% dos professores trabalhavam em apenas um colégio.
Os números mais recentes do Inep mostram que a quantidade de profissionais que precisam circular entre duas escolas ou mais para dar aulas aumentou. Dos 23% que enfrentam essa rotina, 365.417 trabalham em duas escolas. Outros 62.985 atuam em três. E há mais 18.957 que se dividem entre quatro escolas ou mais.
Os dados também apontam para a intensidade do trabalho docente. Na educação infantil e nas primeiras séries do ensino fundamental, um único professor é responsável por acompanhar a mesma turma durante todo o turno escolar (exceto em atividades específicas, como educação artística e educação física, por exemplo). Há mais de 750 mil educadores com uma turma de alunos.
No entanto, na pré-escola ou nas séries iniciais do fundamental, há docentes dividindo-se em mais de uma turma. Na pré-escola, 47 mil dos 258 mil professores da etapa trabalham com mais de duas turmas. Nessa fase, há cerca de 19 alunos por turma. Nas primeiras séries do ensino fundamental, 237.464 professores têm mais de duas turmas de alunos e representam um terço dos profissionais que dão aulas nessa fase. Os dados mostram que cada sala de aula nessa etapa possui 25 alunos. As salas ficam mais numerosas nas séries finais do ensino fundamental (29 por turma) e no ensino médio (33).